ALGUNS ASPECTOS EPIDEM1OLOGICOS E PROFILÁTICOS DA TUNGÍASE EM CÃES DE JATAÍ, GO

Autores

  • Luiz António Franco da Silva UFG
  • Gabriela Teixeira Borges
  • Angela Patrícia Santana
  • Guido Fontgalland Coelho Linhares
  • Maria Clorinda Soares Fioravant
  • Alana Flávia Romani

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v30i1.15814

Resumo

Aqui é relatada a ocorrência de tungíase em 21 cães procedentes de seis propriedades rurais, no município de Jataí, Estado de Goiás, no período de maio a setembro de 1998. Os animais apresentavam certa resistência em se manter em posição quadrupedal, mudavam de posição constantemente, lambiam os pés e nem sempre atendiam os comandos dos proprietários. Ao exame clínico, observaram-se nestes animais pequenas nodulações, ligeiramente amareladas, com pontos escuros no centro e erosão dos coxins palmares e plantares. Os ectoparasitos encontrados no interior destas amostras foram identificados como fêmeas ovígeras de

Tungapenetram.Nas propriedades estudadas verificou-se que os cães mantinham contatos próximos e frequentes com suínos e bovinos, o que, aliado à falta de informação dos trabalhadores sobre o problema, constituiu o principal fator para a manutenção da infestação e dificuldades no controle. Todos os animais receberam tratamento com solução de triclorfon a 4%, aplicada ao local afetado. Os animais se recuperaram em, aproximadamente, 20 dias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-30

Como Citar

FRANCO DA SILVA, L. A.; TEIXEIRA BORGES, G.; SANTANA, A. P.; COELHO LINHARES, G. F.; FIORAVANT, M. C. S.; FLÁVIA ROMANI, A. ALGUNS ASPECTOS EPIDEM1OLOGICOS E PROFILÁTICOS DA TUNGÍASE EM CÃES DE JATAÍ, GO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 69–74, 2011. DOI: 10.5216/rpt.v30i1.15814. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/15814. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES