Inquérito preliminar de Trichomonas vaginalis em população feminina e fatores de risco associados em Unidade de Atendimento público no município de Uberlândia-MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v39i2.10726Palavras-chave:
Trichomonas vaginalis, Prevalência, Mulheres, Fatores de Risco.Resumo
Trichomonas vaginalis
é o agente etiológico da tricomonose, sendo transmitido sexualmente ou por meio de fômites contaminados. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do parasito, identificando os possíveis fatores de risco associados à infecção. Amostras de secreções vaginais de 157 mulheres procedentes da Unidade de Atendimento Integrado, em Uberlândia-MG, foram coletadas e questionários epidemiológicos foram aplicados com o intuito de se conhecer variáveis socioeconômicas e hábitos comportamentais. Foram coletadas duas amostras individuais de cada paciente, as quais foram analisadas por meio de exame direto a fresco, cultura e Papanicolaou. Do total, nove (5,7%) mulheres apresentaram o parasito, sendo encontrada maior prevalência da infecção entre as casadas, negras, morenas ou pardas e com idade média de 37 anos, apesar de não ser estatisticamente significante (p>0,05). A baixa escolaridade, a fase do ciclo menstrual e a presença de sinais clínicos foram variáveis associadas à infecção (p<0,05). Na comparação entre os métodos diagnósticos, o exame direto a fresco e a cultura mostraram concordância de 100% e apresentaram sensibilidade maior do que o Papanicolaou. Esses fatores constituem informações importantes no estudo socioepidemiológico envolvendo o parasito e são fundamentais para o controle da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.