AUMENTO DA EXPRESSÃO DE ?-CATENINA E CADERINA NO CORAÇÃO DE CAMUNDONGOS NA FASE AGUDA E CRÔNICA DA INFECÇÃO EXPERIMENTAL POR Trypanosoma cruzi
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1139Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
As proteínas das junções de aderência têm sido associadas ao mecanismo patológico da miocardiopatia chagásica. Objetivando determinar a natureza dessas alterações, infectaram-se dez camundongos machos Swiss Webster com 25 dias de idade por via intraperitoneal com uma cepa tipo III de Trypanosoma cruzi na dose de 1,0 x 104 tripomastigotas/camundongo. Cinco camundongos infectados foram sacrificados no 14° dia (pico de parasitemia) de infecção (grupo A) e outros cinco camundongos (grupo C) três meses após a inoculação, representando a fase crônica da infecção. Inocularam-se dez animais com solução estéril de cloreto de sódio 0,9%, sendo sacrificados no 14° dia (grupo CA) e cinco ao final do terceiro mês (grupo CC), para servirem como controles não-infectados. As junções de aderência foram analisadas a partir do lisado total dos corações submetido a western blotting para pan-caderina e β-catenina. A análise do western blotting revelou aumento da expressão de pan-caderina na fase aguda (2,1x ± 0,89, p= 0,048) e crônica (2,1x ± 0,92, p= 0,05) quando comparadas com seus respectivos controles. Em relação à β-catenin, os resultados mostraram o mesmo padrão caracterizado pelo aumento de seus níveis na fase aguda (6,8x ± 4,65, p= 0,047) e crônica (3,65x ± 1,93, p= 0,033) em comparação aos controles. Assim, estes resultados indicam a associação das proteínas de junção de aderência aos eventos patológicos em corações de camundongos infectados por T. cruzi.PALAVRAS-CHAVES: Doença de Chagas, junções de aderência, miocardite, western blotting.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
DAMASCENO, A. D.; ARAÚJO, E. G.; MATA, J. R.; FIORAVANTI, M. C. S.; SALES, T. P.; PEIXOTO, F. J. G. AUMENTO DA EXPRESSÃO DE ?-CATENINA E CADERINA NO CORAÇÃO DE CAMUNDONGOS NA FASE AGUDA E CRÔNICA DA INFECÇÃO EXPERIMENTAL POR Trypanosoma cruzi. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1062–1070, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1139. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1139. Acesso em: 6 out. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).