Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade de seu texto com todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para correções e nova submissão.

  • A contribuição é original, inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, justifique-se em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.

  • As URLs dos textos da internet, apresentados nas referências, foram informadas.

  • O texto está com espaço entrelinhas 1,5; usa fonte Open Sans, 12 pontos. Não há negritos ou sublinhados (exceto em endereços URL).

  • Figuras, quadros e tabelas inseridas no texto e não no final do documento, como anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Titulação mínima: Especialista. Graduandos podem publicar em conjunto com seu (sua) respectivo orientador(a).
  • Cada autor poderá publicar apenas um artigo por ano.
  • Todos os autores e coautores devem enviar a Declaração de Autoria.
  • O(s) autor(es) fica(m) ciente(s) que o artigo (manuscrito) passará por um software verificador de plágio.
  • Para a submissão com avaliação por pares (duplo-cega), veja as instruções disponíveis em Processo de avaliação pelos pares.
  • São aceitas submissões de artigos com, no máximo, 05 (cinco) autores.
  • Não é possível acrescentar o nome de outros autores após a publicação do artigo.
  • Quando houver mais de um(a) autor(a), deverá ser enviada a "Declaração de Contribuição em Co-autoria", conforme modelo disponibilizado na página.
  • Envio do artigo no template da Revista Sinalizar.

Diretrizes para Autores

1. Os textos devem ser inéditos. Sua republicação só será autorizada em periódicos e livros publicados no estrangeiro e em livros publicados no Brasil.

2. Os artigos devem obedecer às seguintes regras de formatação:

a) Formato:  somente arquivos com extensão .doc

b) Tamanho do papel: A4 (297x210mm)

c) Margens: esquerda e superior - 3cm; direita e inferior - 2 cm.

d) Fonte Open Sans: corpo 12, espaço entrelinhas 1,5 cm, parágrafo justificado e sem hifenação.

e) Título e subtítulo do artigo: fonte em caixa baixa, tamanho 20, centralizado, em negrito.

f) Resumos e palavras-chave:  fonte deve ser Open Sans, caixa baixa, tamanho 12, espaçamento simples, parágrafo justificado sem hifenização.

g) Caso haja divisão em seções: os títulos de cada seção em caixa baixa, apenas a primeira letra em maiúscula, tamanho 17, em negrito, alinhamento a esquerda. Para cada seção, pular um espaço.

3. Extensão dos artigos: entre 4.000 (quatro mil) e 8.000 (oito mil) palavras, incluindo referências e anexos.

4. Os originais devem também conter os seguintes dados, obedecendo à sequência indicada:

a) Título em português, com sua tradução para o inglês (ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo com sua tradução para o português). Caso o estudo tenha sido previamente apresentado como comunicação ou conferência, um asterisco aposto ao título deverá remeter a uma nota de rodapé, identificando o evento e especificando sua data e local.

 b) O resumo em português vem após os títulos (português e inglês). Os resumos não devem ultrapassar 250 palavras (no mínimo 150 palavras). 

 c)  As palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) devem acompanhar cada um dos resumos (em português e inglês). Devem ser separadas por ponto e vírgula.

 d)  Para assegurar a integridade da avaliação cega, realizada por pares, cuidados  devem ser tomados para que a identidade de autores não seja revelada durante o  processo. Por isso, os autores deverão tomar algumas precauções com o texto e com as propriedades do documento:

1) Os artigos devem ser enviados sem o nome do autor e sem notas biográficas ou explicativas que possam permitir a identificação do autor.

2) Quando o artigo fizer referências a trabalhos do próprio autor, possibilitando, portanto, sua identificação, as citações no corpo do texto e nas Referências devem ser apresentadas como no exemplo a seguir: AUTOR (2004).

3) Em documentos do Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (vá no menu Arquivo > Propriedades > Ferramentas (ou Opções  no Mac) > Opções de segurança ou Detalhes > Remover informações pessoais do arquivo  ao salvar > OK > Salvar. 

5. As referências devem ser elaboradas conforme ABNT NBR 6023:2018, em fonte Open Sans, com espaço simples, 12 pts, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Devem ser reunidas em ordem alfabética de seus elementos. A pontuação dever ser uniforme para todas as referências. Veja alguns exemplos abaixo:

a) Livro com um/a autor/a:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome. Título do livro negrito. Cidade da editora: editora, ano.

Exemplo:

QUADROS, Ronice Müller de. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso, 2017.

b) Livro com duas autorias:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome; SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome. Título do livro em negrito. Cidade da editora: editora, ano.

c) Livro a partir de três autores/as: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome et al. Título do livro em negrito. Cidade da editora: editora, ano.

d) Capítulo de Livro: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

e) Artigos de periódicos: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome. Título do artigo (sem destaque), Título do periódico (em negrito), volume e número do periódico, números das páginas, data de publicação.

f) Anais: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação em negrito [...] (Anais ou Resumos ou Proceedings), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. (página inicial – final do artigo).

g) Tese/Dissertações: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Nome. Título em negrito: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

Obs: Confira para que não haja citações sem a referência ou referência sem citação no texto. Problemas nas referências podem atrasar a publicação de seu trabalho.

6. As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se resumir ao último sobrenome do autor, à data de publicação da obra e à página, quando necessário, conforme o exemplo: (NUNES, 2008, p. 32). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página.

7. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo à esquerda de 4 cm, reduzidas ao tamanho 10, com entrelinha simples e separadas do corpo do texto com um espaço antes e outro depois. As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “.....”, com a referência (AUTOR, ano, página).

8. Usar itálico para expressões em destaque e termos estrangeiros. Não use negritos.

9. As notas (devem ser evitadas ou reduzidas ao mínimo) entram no corpo do artigo. As remissões para as “Notas de rodapé” devem ser feitas por números, inseridos na entrelinha superior.

10. O resumo deverá ser elaborado de forma sucinta, sem informações desnecessárias e sem dados numéricos (ano de obras citadas, número de entrevistados, número de leis).

Template para submissão:

a) modelo

Declaração de direito autoral

A autorização de direitos autorais deve ser preenchida, assinada, escaneada deve ser enviada na forma de documento suplementar nos formatos doc., docx., pdf ou jpeg., na última etapa de submissão do artigo. Deve ser assinada por todos(as) os(as) autores(as) conforme modelo a seguir ou se preferirem; uma única declaração com todas as assinaturas dos autores.
a) Modelo de Declaração dos Direitos Autorais

Declaração de contribuição em coautoria

 A declaração de contribuição individual deve ser enviada na forma de documento suplementar nos formatos doc., docx. ou pdf na última etapa de submissão do artigo. Lembrando que essa declaração deve ser enviada, somente em casos de artigos que possua mais de um autor (coautorias). 
a) Modelo de Declaração em Coautoria

Proposta de Dossiê Temático

A Revista Sinalizar aceita proposta de Dossiê Temático no campo do ensino e da pesquisa na(s) área(s): Linguística das línguas de sinais e da Libras, Tradução e Interpretação entre as línguas de sinais e entre línguas orais e línguas de sinais, Escritas de Sinais, ELiS (Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais), Literatura Surda, Literatura para surdos ou Educação de Surdos. Após preencher a proposta, você deverá enviá-la pelo e-mail: sinalizar.letras@ufg.br

a) Modelo de propostas

Dossiê Temático

A publicação dos artigos para a seção do Dossiê Temático está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista e da Comissão Organizadora do Dossiê e à avaliação de pelo menos dois pareceristas externos. A aceitação final dos artigos depende: (1) da recomendação dos pareceristas; (2) da reformulação do texto feita pelos autores, conforme sugestões dos pareceristas; e (3) da aprovação final pela Comissão Editorial e pela Comissão Organizadora do Dossiê.

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