COMPORTAMENTOS ASSERTIVOS E DIMENSÕES DE PERFECCIONISMO EM ÁRBITROS NO ÂMBITO NACIONAL

Autores

  • Regina Alves Thon Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá
  • Pedro Paulo Deprá Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.29700

Palavras-chave:

Árbitros, Comportamentos, Natação, Judô.

Resumo

Objetivo: Investigar a assertividade e o perfeccionismo dos árbitros de modalidades individuais. Metodologia: Participaram 67 árbitros de nível estadual e nacional, sendo 19 do judô e 47 da natação. Os instrumentos contemplam o Inventário Assertivo e a Escala Multidimensional de Perfeccionismo. Para análise dos dados foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov, o teste “U” de Mann-Whitney e ANOVA de medidas repetidas. Resultados: Entre os árbitros destacou-se o alto nível de assertividade. As características de perfeccionismo com maiores escores foram a organização e os padrões de realização pessoal. Conclusão: A assertividade e a organização foram evidenciadas nos árbitros, que demonstraram altos padrões de realização pessoal na função que executam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Alves Thon, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2000), e especialista em Ginática Laboral e Qualidade de Vida, pela UNIGRANRIO. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Personal Trainer, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica laboral, esporte, natação, desempenho humano e biomecânica. Atualmente, mestranda do programa de Pós Graduação UEM/UEL.

 


Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Concluiu mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação associado em Educação Física UEM/UEL, na área de concentração Práticas Sociais em Educação Física e na linha de pesquisa Trabalho e Formação em Educação Física (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação associado em Educação Física UEM/UEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Licenciatura em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar; estágio curricular supervisionado; e formação profissional em educação física.

 


Pedro Paulo Deprá, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1987) , especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (1989) , mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) . Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e compoõe o grupo de professores do mestrado interinstitucional UEL-UEM. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Coluna Vertebral, Postura, Equilíbrio e Cinemática. O Professor coordena o Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor - Labicom. Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Física.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná (1979), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, currículo, atividade física e saúde, educação física escolar, atividade física e obesidade. Consultor do INEP - SESu - MEC para o ENADE e comissões de avaliação institucional e autorização e reconhecimento de cursos em educação física. Atuação como Consultor do Ministério do Esporte na Secretaria Nacional de Esporte Educacional como Coordenador Pedagógico no Programa Segundo Tempo.

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Formação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atleta da seleção brasileira de handebol (1983-1987). Membro do Comitê Olímpico Brasileiro nos Jogos Olimpicos de Sidney-2000. Atualmente é Professora de nível Associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL.É bolsa produtividade em pesquisa pelo CNPq. Membro assessor da seleção brasileira de Ginástica Rítmica. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Educação Física Infantil.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

THON, R. A.; BISCONSINI, C. R.; DEPRÁ, P. P.; OLIVEIRA, A. A. B. de; VIEIRA, L. F. COMPORTAMENTOS ASSERTIVOS E DIMENSÕES DE PERFECCIONISMO EM ÁRBITROS NO ÂMBITO NACIONAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.29700. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29700. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais