MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA

  • Vamberto Ferreira Miranda Filho UNEB
  • Igor Sampaio Pinho dos Santos UESC
Palavras-chave: Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vamberto Ferreira Miranda Filho, UNEB
Mestre em educação - UFBA
Igor Sampaio Pinho dos Santos, UESC
Licenciado em educação física - UNEB.
Publicado
09-09-2014
Como Citar
Miranda Filho, V. F., & dos Santos, I. S. P. (2014). MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA. Pensar a Prática, 17(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.28881
Seção
Ensaios