“PENSEI QUE TAVA NA AULA DE CIÊNCIAS” OU OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • José Antônio Padilha dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.26145

Palavras-chave:

Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Trajetórias de Vida.

Resumo

Este artigo busca compreender os sentidos que os estudantes-trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribuem à Educação Física escolar. A questão de pesquisa é: Quais os significados da Educação Física nas trajetórias de vida dos estudantes-trabalhadores da EJA? É um estudo de caso com ênfase nas histórias de vida de oito estudantes. Para a construção das informações utilizamos entrevistas semiestruturadas, observação, análise de documentos e diário de campo. A análise indica que a Educação Física na EJA é reconhecida por proporcionar novos conhecimentos e valorizada como uma “matéria” escolar que necessita ser estudada, embora não produza mudanças significativas nas atitudes dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Padilha dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre

Mestre em Ciências do Movimento Humano e Professor de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3042703136088771

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação e Professor de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apoio: Capes/CNPQ.

Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/1481370037047711

 

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

PADILHA DOS REIS, J. A.; MOLINA NETO, V. “PENSEI QUE TAVA NA AULA DE CIÊNCIAS” OU OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.26145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26145. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais