ATITUDE: ATRIBUTO À COMPETÊNCIA

  • Júlio Cesar Schmitt Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo deste ensaio foi ampliar a compreensão sobre a competência no campo educacional a partir do papel qualificador exercido pela dimensão da atitude. Ao longo de seu percurso defendeu-se que as competências são uma construção social, portanto, não são neutras. Apresentaram-se as bases teórico-conceituais que sustentam as competências e suas implicações na organização curricular, destacando-se as qualidades pessoais como alicerce da mobilização dos saberes. Firmou-se o papel qualificador da atitude como atributo à competência e balizador da ação educacional a fim de alcançar uma conjunção mais harmônica e integral ao longo da formação.

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Biografia do Autor

Júlio Cesar Schmitt Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do Departamento de Educação Física da UFSC atuando nas áreas de pedagogia e esporte.

 

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Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Ciências do Desporto. Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.
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Publicado
09-09-2014
Como Citar
Rocha, J. C. S., & Nascimento, J. V. do. (2014). ATITUDE: ATRIBUTO À COMPETÊNCIA. Pensar a Prática, 17(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25575
Seção
Ensaios