INTERAÇÕES SOCIAIS E CARACTERÍSTICAS PESSOAIS EM JOGOS DE ARREMESSOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho Universidade Federal do Tocantins
  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Palavras-chave: Relações Interpessoais. Jogos e Brinquedos. DesenvolvimentoInfantil.

Resumo

Este estudo verificouse o meio ambiente produzido em jogos de arremesso propicia condições que favorecem as interações sociais e características pessoais do desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo exploratório realizado com 25 crianças entresete e dez anos de idade que durante a aula de Educação Física realizaram três situações diferentes de jogos de arremesso. Os resultados mostraram que o contexto proporcionou a realização de habilidades motoras, relacionamentos interpessoais,vivência de papéis sociais e características pessoais positivas, revelando sereste um ambiente facilitador ao desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Vitor Antonio Cerignoni Coelho, Universidade Federal do Tocantins
Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.  Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S891441
Rute Estanislava Tolocka, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Professora Titular do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Educação Física e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Movimento – NUPEM da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B121320
Publicado
09-09-2014
Como Citar
Coelho, V. A. C., & Tolocka, R. E. (2014). INTERAÇÕES SOCIAIS E CARACTERÍSTICAS PESSOAIS EM JOGOS DE ARREMESSOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Pensar a Prática, 17(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25363
Seção
Artigos Originais