AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE TREINAMENTO PROVENIENTES DE TESTE INDIRETO EM ATLETAS DE FUTSAL SUB20 E ADULTO.

  • Fabio Milioni Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Rio Claro
  • Ricardo Augusto Barbieri Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Rio Claro
  • Adelino Sanchez Ramos Da Silva Universidade de São Paulo - USP / Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Paulo Roberto Pereira Santiago Universidade de São Paulo - USP / Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Olga De Castro Mendes Faculdades Integradas de Bauru
  • Marcelo Papoti Universidade de São Paulo - USP / Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Consumo de oxigênio, Aptidão física, Metabolismo energético.

Resumo

O presente trabalho objetivou verificar as alterações do consumo máximo de oxigênio (VO2max), velocidade máxima atingida (Vmax) e distância percorrida (D) de uma equipe de futsal, avaliada pelo Shuttle Run Test (SRT). 15 atletas, oito da categoria Sub20 e sete da categoria Adulto participaram dos testes antes e após um período de seis semanas de treinamentos baseados em percentuais da Vmax. A periodização realizada foi a mesma para ambas as categorias. As análises estatísticas revelaram como principais resultados a diferença para Vmax e D na categoria Adulto após o período de treinamento. Dessa forma, apesar do VO2max não ter se alterado com o treinamento, o método de avaliação mostrou-se sensível as alterações fisiológicas de Vmax e D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Milioni, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Rio Claro

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro (2007). Mestrando no programa de Pós-Graduação de Ciências da Motricidade, sub-área Aspectos Biodinâmicos de Rendimento e Treinamento Esportivo - Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro. Atuando nas áreas de treinamento esportivo e fisiologia do exercício com ênfase em futebol e futsal.


Ricardo Augusto Barbieri, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Rio Claro

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2007) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). Atualmente é Professor do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Tem experiência na área de Educação Física.

Adelino Sanchez Ramos Da Silva, Universidade de São Paulo - USP / Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (2002). No ano de 2007, Adelino Sanchez Ramos da Silva obteve o título de Doutor na área de Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". No final de 2008 concluiu o pós-doutorado no Laboratório de Investigação Clínica em Resistência à Insulina da Faculdade de Ciências Médias da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor doutor (RDIDP) da Universidade de São Paulo - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP).

Paulo Roberto Pereira Santiago, Universidade de São Paulo - USP / Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Paulo Roberto Pereira Santiago concluiu a graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [Rio Claro] em 2002. Concluiu o mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [Rio Claro] em 2005. Concluiu o doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2009 [Rio Claro]. Atualmente é professor doutor MS3 (RDIDP) da Universidade de São Paulo USP, na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Foi professor adjunto 1 (DE) da Universidade Federal de Goiás [Goiânia] em 2009. Foi professor assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG [Passos] de 2004 à 2009. Foi professor adjunto do Centro Universitário Claretiano de Batatais de 2008 à 2009. Foi professor substituto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar de 2006 à 2008. Foi professor substituto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [Rio Claro] em 2006 e 2008. Foi professor da Universidade do Oeste Paulista [Presidente Prudente] em 2004. Atua na área de Educação Física, com ênfase em biomecânica e esportes.

Olga De Castro Mendes, Faculdades Integradas de Bauru

Realizou mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, especialização em Fisiologia do Exercício (UnB e UFSCar), especialização em Treinamento Físico individualizado (UNESP Bauru/SP) e graduação em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (1981). Atualmente é professora titular das Faculdades Integradas de Bauru das disciplinas Fisiologia Humana (Educação Física e Enfermagem), Fisiologia do Exercício (Ed. Física), Saúde Coletiva (Educação Física), Patologias infantis (Licenciatura Ed. Física) e Métodos e Técnicas de Pesquisa (Enfermagem graduação). Tem experiência em pesquisa na Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: limiar anaeróbio, avaliação física, fisiologia do exercício, estenose aórtica. Coordena o Comitê de Etica em Pesquisa das Faculdades Integradas de Bauru.

Marcelo Papoti, Universidade de São Paulo - USP / Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício, Treinamento e Natação.

Publicado
20-12-2013
Como Citar
Milioni, F., Barbieri, R. A., Da Silva, A. S. R., Santiago, P. R. P., Mendes, O. D. C., & Papoti, M. (2013). AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE TREINAMENTO PROVENIENTES DE TESTE INDIRETO EM ATLETAS DE FUTSAL SUB20 E ADULTO. Pensar a Prática, 16(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.22175
Seção
Artigos Originais