AGRESSIVIDADE DE CRIANÇAS INSERIDAS NO PROJETO NADAR, DE ACORDO COM GÊNERO, RAÇA, ATIVIDADES EM TEMPO LIVRE E COMPORTAMENTO DOS PAIS

  • Brunna Librelon Costa Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
  • Ronilson Ferreira Freitas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc.
  • Gustavo Souza Santos Bacharelando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integras Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-CEAD/Unimontes e Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
  • Betânia Maria Araújo Passos Ogando Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.
  • Josiane Santos Brant Rocha Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
Palavras-chave: Agressividade Familiar, Agressividade Escolar, Crianças

Resumo

A agressividade na infância instiga à busca pelas causas deste comportamento que prejudica o desenvolvimento saudável da criança. Objetivou-se analisar a agressividade de crianças incluídas em um projeto social de natação de acordo com as atividades feitas em tempo livre, comportamento dos pais, gênero e raça. Trata-se de um estudo descritivo, onde 100 crianças de ambos os sexos e idades entre 7 e 12 anos foram avaliadas. A escala de agressividade utilizada analisou a agressividade familiar, escolar e geral. Os resultados mostram maior agressividade familiar e geral em crianças agredidas fisicamente pelos pais e que os meninos são mais agressivos que as meninas no ambiente escolar significativamente (p>0,05). Recomenda-se trabalhos longitudinais com foco na relação pais/filhos para compreender o desenvolvimento da agressividade na infância e com amostras mais representativas para que esta conduta possa ser explorada em diferentes realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brunna Librelon Costa, Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Ronilson Ferreira Freitas, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc.
Bacharelando em Farmácia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc
Gustavo Souza Santos, Bacharelando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integras Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
Bacharelando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integras Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-CEAD/Unimontes e Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
Mestre em Avaliação Fisica nas Ativ. Fisicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro- UTAD, Portugal. Membro do Grupo de Pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros.
Betânia Maria Araújo Passos Ogando, Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.
Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Portugal. Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UNIMONTES e Professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Josiane Santos Brant Rocha, Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
Doutora em Ciência do Desporto pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Portugal.
Publicado
20-12-2013
Como Citar
Costa, B. L., Freitas, R. F., Santos, G. S., Reis, V. M. C. P., Ogando, B. M. A. P., & Rocha, J. S. B. (2013). AGRESSIVIDADE DE CRIANÇAS INSERIDAS NO PROJETO NADAR, DE ACORDO COM GÊNERO, RAÇA, ATIVIDADES EM TEMPO LIVRE E COMPORTAMENTO DOS PAIS. Pensar a Prática, 16(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.21596
Seção
Artigos Originais