O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA

  • Fábio Cunha Sousa UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-
  • Marcílio Souza Júnior universidade de pernambuco
Palavras-chave: currículo, crítico

Resumo

Este texto é parte de uma dissertação de mestrado do programa associado de pós-graduação da Universidade de Pernambuco UPE e a Universidade Federal da Paraíba UFPB. Temos como objetivo apresentar o currículo numa perspectiva interativa práxica. Metodologicamente, foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, nos subsidiando da hermenêutica dialética, da entrevista semi estruturada e da análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão, temos que a literatura estudada aponta para uma perspectiva crítica do currículo, superando a visão positivista, que tem a construção curricular realizada em gabinetes apenas por especialistas. Um currículo numa visão interativa práxica, construída numa relação entre teoria e prática e com a participação de vários atores sociais. As entrevistas revelaram o currículo como à vida na escola, a dinâmica curricular, o currículo refletido cotidianamente a partir da participação efetiva do professor na construção curricular.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Educação Física e Treinamento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Cunha Sousa, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-
Mestre em Educação Física UPE-UFPB; professor de educação física da SEE-PE; Membro da comissão provisória do CBCE-PE; Membro do grupo de pesquisa em educação física em esporte ETHNÓS/ESEF-UPE.
Marcílio Souza Júnior, universidade de pernambuco

Doutor em Educação pela UFPE; Professor UPE e FASNE; Pesquisador do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHINÓS) da ESEF - UPE (laboratório de Estudos pedagógicos)

Publicado
28-03-2013
Como Citar
Sousa, F. C., & Souza Júnior, M. (2013). O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA. Pensar a Prática, 16(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.13003
Seção
Artigos Originais