Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  • O texto está em formato A4, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman de 12 pontos, parágrafo de 1,5 cm, com figuras e tabelas inseridas no texto, além de não utilizar espaços para alinhar tabelas, somente o tabulador;
  • Artigos deverão ter entre 50.000 e 70.000 caracteres com espaços (incluindo bibliografia, tabelas e diagramas), e resenhas de livros, até 15.000 caracteres com espaços;
  • Citações deverão estar em corpo 10, com recuo de 1,5 cm; resumos em português, inglês e espanhol em corpo 9; notas e referências bibliográficas, corpo 10; título, corpo 16; e subtítulo, corpo 14;
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares. Se houver citação ao/à próprio/a autor/a, a palavra "Autor" e o ano são utilizados na bibliografia e nas notas de rodapé, ao invés de nome do autor, título do documento, etc.;
  • Ao submeter seu artigo, os/as autores/as devem identificar sua titulação e afiliação no formulário de cadastro. A titulação mínima exigida para a publicação de artigo é doutorando/a, sendo aceita a coautoria de mestres. Para resenhas, é permitido que mestrandos/as sejam autores. A revista publica artigos com no máximo quatro autores/as;
  • Todos/as os/as autores/as devem ter cadastro no ORCID. Para se cadastrar, o endereço é https://orcid.org/. O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital permanente para um/a autor/a, assim como o DOI é para um documento digital.

Diretrizes para Autores

1. Apresentação

Sociedade e Cultura - Revista de Pesquisas e Debates em Ciências Sociais é uma publicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e dos seus programas de pós-graduação em Antropologia Social, Ciência Política e Sociologia. Desde 2020, é uma revista de fluxo contínuo.

2. Política editorial

2.1. Tipos de trabalhos publicados

A revista aceita trabalhos originais e inéditos, sob a forma de artigos e resenhas de livros em ciências sociais. Excepcionalmente, pode publicar traduções de artigos e entrevistas.

Sociedade e Cultura publica trabalhos em espanhol ou inglês, desde que apresentados originalmente à revista.

2.2. Avaliação dos trabalhos

A decisão sobre a publicação cabe à Comissão Editorial, que recusará preliminarmente os trabalhos que não se adequem ao escopo e às normas da revista. Os que atendam a tais requisitos serão enviados a dois/duas pareceristas externos/as, seguindo o sistema blind review, em que as identidades do/da autor/a e dos/das pareceristas são mutuamente omitidas.

As/os pareceristas podem indicar:

a) a publicação do trabalho em sua forma atual;

b) a publicação com modificações pontualmente sugeridas;

c) a reapresentação do trabalho para nova avaliação após a realização de modificações substanciais;

d) ou a recusa da publicação.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos tenham sido entregues para composição.

2.3. Direitos e responsabilidade autorais

Com o envio dos seus trabalhos, os/as autores/as cedem integralmente seus direitos autorais à Sociedade e Cultura. A revista não está obrigada a devolver os originais recebidos. As afirmações e os conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade dos/as seus/suas autores/as.

3. Envio dos trabalhos

É por meio do sítio da revista, seguindo as instruções para submissão.

4. Formatação dos trabalhos

4.1. Dimensões dos textos

Colaborações devem ser digitadas em Word ou programa compatível.

Os artigos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês. Devem conter entre 50.000 e 70.000 caracteres com espaços (incluindo bibliografia, tabelas e diagramas) e ser submetidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo 1,5 e espaçamento 1,5. Devem apresentar título, resumo e 5 palavras-chave nas três línguas indicadas (português, espanhol e inglês). O resumo deve ter até 1.000 caracteres com espaços. As palavras-chaves devem estar em minúsculas (com exceção de nomes próprios) e separadas por ponto e vírgula.

As resenhas de livros devem ter até 15.000 caracteres com espaços.

4.2 Notas de rodapé e citações

As notas deverão ser de natureza substantiva, aparecendo no rodapé, preferencialmente sem ultrapassar 3 linhas e restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

4.3. Referências

Ao fim do artigo deverão ser listadas as referências utilizadas no texto, em ordem alfabética e alinhadas à esquerda, observando-se as regras da ABNT (NBR 6023: 2018), exemplificadas nos modelos abaixo:

Livro:

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

PRZEWORSKI, Adam; STOKES, Susan C.; MANIN, Bernard (Eds.). Democracy, accountability, and representation. New York: Cambridge University Press, 1999.

CALHOUN, Craig et al. (ed.). Classical sociological theory. 2. ed. Malden, MA: Blackwell, 2007.

Capítulo de livro:

WOLF, Eric R. Parentesco, amizade e relações patrono-cliente em sociedades complexas. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (org.). Antropologia e poder: contribuições de Eric Wolf. Brasília: Ed. UnB; São Paulo: Imprensa Oficial, 2003. p. 93-114.

LANZARO, Jorge. Tipos de presidencialismo y modos de gobierno en América Latina. In: LANZARO, Jorge (comp.). Tipos de presidencialismo y coaliciones políticas en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2003. p. 15-49.

Artigo em periódico:

BONELLI, Maria da Gloria; BARBALHO, Rennê Martins. O profissionalismo e a construção do gênero na advocacia paulista. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 275-284, 2008.

Tese ou dissertação:

TAMASO, Izabela Maria. Em nome do patrimônio: representações e apropriações da cultura na cidade de Goiás. Brasília, 2007. 787 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

Trabalhos apresentados em eventos:

BAQUERO, Marcelo. A democracia e capital social na América Latina: Brasil para além do debate acadêmico. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIA POLÍTICA, 1, 2002, Salamanca. Política en América Latina: I Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2002. p. 837-858.

Artigo em jornal:

BURITY, Joanildo A. Confronto de discursos. O Povo, Fortaleza, p. 6-7, 22 mar. 2008.

Texto disponível na internet:

SILVA, Mauro Marcelo de Lima e. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.

Ocorrências do/a mesmo/a autor/a:

Obras do/a mesmo/a autor/a referenciadas sucessivamente na mesma página NÃO devem ser substituídas, nas referências posteriores à primeira, por um espaço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto, e sim da forma como se exemplifica a seguir:

GARZA, Enrique de la (comp.). Los sindicatos frente a los procesos de transición política. Buenos Aires: Clacso, 2001.

GARZA, Enrique de la (coord). Tratado latinoamericano de sociología del trabajo. México: Fondo de Cultura Económica/Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.

Obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas com o uso de letras logo após a data, sem espaço, seguindo a ordem de aparecimento no texto. Exemplo:

REIS, Fábio Wanderley. Mercado e utopia: teoria política e sociedade brasileira. São Paulo: Ed.USP, 2000a.

REIS, Fábio Wanderley. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia ‘crítica’ da política. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000b.

4.4 Complementos

Figuras, desenhos, gráficos, mapas e tabelas devem ser incluídos no texto, com boa resolução.

 

Observação: ao submeter artigo ou resenha é preciso preencher os dados de autoria no sistema, incluindo nome, email, país, ORCID, instituição (por extenso), cidade, titulação e atuação profissional de cada autor/a. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste sítio serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.