O encontro com o outro - as interculturalidades possíveis entre escola e ciganos DOI 10.5216/o.v11i2.14840

  • Ademir Divino Vaz Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Geografia, Ciganos, Cultura

Resumo

O artigo em questão destaca a presença de territórios ciganos nas cidades de Ipameri e Pires do Rio, sudeste do estado de Goiás, e analisa os significados que a instituição escolar tem para os ciganos dessas comunidades. Simultaneamente, apresenta também as representações dos professores (das escolas que atendem às Comunidades Ciganas) quanto às referidas Comunidades. O estudo perfila-se junto aos trabalhos da Geografia Humanista Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Divino Vaz, Universidade Estadual de Goiás
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de Geografia pela Faculdade de Educação de São Luís de Jabuticabal - SP (1998), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é professor concursado da Universidade Estadual de Goiás- Pires do Rio e do Colégio Estadual Pofessor Eduardo Mancini- Ipameri. Tem atuado também como docente do Curso de Especialização em Geografia na UEG. Nos últimos anos tem assumido cargos de Gestão como: coordenador de Estágio Supervisionado da UnU/UEG de Pires do Rio, Coordenador do Curso de Graduação de Geografia da UnU/UEG de Pires do Rio e Coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG-UnU de Pires do Rio. É membro do NEPEG - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica do Estado de Goiás e membro do Grupo de Pesquisa Sociedade e Meio Ambiente - CNPQ/UEG. Tem experiência em temas da Geografia Cultural e Ensino de Geografia.
Publicado
31-12-2011
Como Citar
Vaz, A. D. (2011). O encontro com o outro - as interculturalidades possíveis entre escola e ciganos DOI 10.5216/o.v11i2.14840. OPSIS, 11(2), 35-46. https://doi.org/10.5216/o.v11i2.14840
Seção
Dossiê Cultura, imaginário e poder