O Papel Docente na Formação do Profissional de Computação para além da Sala de Aula: Um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44454Abstract
Atualmente, o ensino superior brasileiro tem, cada vez mais, dado ênfase ao ensino, a pesquisa e a extensão, tornando-os indispensáveis para a formação do profissional de qualquer área. Pensando nessa importância, o presente artigo apresenta o relato de uma experiência de orientação na pesquisa e na extensão, da Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Salvador, realizada entre 2012 e 2016, destacando e analisando os desafios, as potencialidades e os impactos enfrentados e vivenciados por docentes e discentes, nesse percurso, e o papel do orientador.
References
Arroyo, D. M. P., Rocha, M. S. P. D. M., & Da, L.. “Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso”. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, 131-157, 2010.
Corrêa, E. J.. “Extensão universitária, política institucional e inclusão social”. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 12-15, 2003.
de Andrade, F. C. B., & da Silva Cordeiro, F. M. G. (2009). Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista brasileira de educação, 269.
de Almeida, A. S.. “A contribuição da extensão universitária para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais”, 2010.
Martins, L. M.. “Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade”. São Paulo: Unesp, 2012.
Serrano, R. M. S. M..“Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular”. (2013). Disponível em: . Acesso em: 02 dezembro 2016.
PNExt, PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. (2011). “Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária - PNExt”. Disponível em: <http://pdi.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2011/09/Plano-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-2011-2020.pdf> Acesso em: 02 dezembro 2016.
Macedo, R. S. . “Outras luzes: um rigor intercrítico para uma etnopesquisa política. Um rigor outro: sobre a Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas”. Salvador. 2009.
Guedes, R. A.; Paixão, R. S. S.; Sena, C. P. P. “Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino Aprendizagem para Pessoas com Deficiência Visual na Construção do Diagrama Entidade Relacionamento”. Maceió. 5-14, 2016.
Santana, K. C. ; Sena, C. P. P. ; Santos, A. J. O. S. ; Fernandes, A. L. B. ; Macedo, R. S.. “Blinds, Basic Education: um jogo multidisciplinar para a educação básica de crianças com deficiência visual e videntes”. Maceió. 15-24, 2016.
Macedo, R. S.; Fernandes, A. L. B.; Sena, C. P. P. ; Santos, A. J. O. S.; Santana, K. C. “Blinds, Education and Mathematics: jogo eletrônico de tabuleiro como estratégia educativa para o ensino-aprendizagem das quatro operações básicas da matemática”. Maceió. 47-55, 2016.
Santos, A. J. O. S.; Sena, C. P. P. ; Macedo, R. S.; Santana, K. C.; Fernandes, A. L. B. “Análise do uso do Objeto de Aprendizagem BEM no processo educacional de pessoas com deficiência visual e videntes”. 191-200, 2016.
Macedo, R. S.; Sena, C. P. P.; Santos, A. J. O. S.; Fernandes, A. L. B.; Pinto, G. R. P. R.. “A utilização de jogos na educação matemática para crianças com deficiência visual e videntes”. Salvador, 2015.
Silva, D. F. d; Sena, C. P. P. (2015) “Sistema de representação do conhecimento para pessoas com deficiência visual (SRC-DV) e suas possibilidades educacionais”. In IV Congreso Internacional Del Conocimiento. Santiago - Chile.
Silva, D. F. da ; Sena, C. P. P. ; Oliveira, W. S. de . SRC-DV: “Sistema De Representação Do Conhecimento Para Pessoas Com Deficiência Visual”. Santos - São Paulo. v. 1. p. 436-443, 2014.
Sena, C. P. P.; Silva, D. F. da ; Carvalho, R. S. ; Casas, T. H. P. ; Pereira, H. B. B.. “Sistema de representação de conhecimento para pessoas com deficiência visual: etapas iniciais”. São Cristóvão, 2013.
Silva, A. P. ; Sena, C. P. P. ; Filho, S. S. S. ; Santos, P. E. ; Pinto, G. R. P. R. “Adaptabilidade da interface do aplicativo web PBL-VS para uso por pessoas com deficiência visual”. Aracaju, SE, 2013.
PINTO, G., Dantas, A. L., Sena, C. P., & CARVALHO, R. (2013). Integração de saberes na formação do engenheiro: potencialização da responsabilidade social a partir da aplicação dos conhecimentos de engenharia na educação. In XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.
Silva, T. M. N. (1990). A construção do currículo na sala de aula: o professor como pesquisador. Editora Pedagógica e Universitária.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.