Análise da Influência da Formação de Ensino Médio no Desempenho Acadêmico de Estudantes de Engenharia
Abstract
Tradicionalmente, estudantes de engenharia apresentam variado desempenho acadêmico no decorrer de seus cursos. Esse desempenho acadêmico influencia diretamente na sua formação profissional como futuro engenheiro, tanto na prática ou como formador e pesquisador de conhecimento técnico. No primeiro ano de curso de engenharia, observa-se que o rendimento dos estudantes está parcialmente relacionado à sua jornada de trabalho diária, tempo para estudo, facilidade de cognição, afinidade com a área de estudo, entre outros aspectos. Este artigo analisa as diferenças de desempenho entre os alunos que possuem como formação anterior o curso técnico ou somente ensino propedêutico. Foi analisado o perfil de alunos de quatro cursos de engenharia que concluíram o primeiro ano de estudos em uma instituição privada e outro de um curso de engenharia em instituição pública. A partir dos resultados foi possível identificar que alunos egressos de curso técnico possuem um rendimento positivamente melhor em relação aos seus colegas egressos do ensino médio propedêutico.
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