A Construção da Profissionalidade Docente do Engenheiro Professor
Abstract
Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente e que tem, como objeto de estudo, a construção da profissionalidade docente do engenheiro professor. Este trabalho traz um recorte dessa pesquisa e centra no processo de construção da profissionalidade docente do engenheiro professor, com o objetivo de compreender como ocorre este processo. Baseado em conceitos sobre a formação do professor do Ensino Superior, identidade e profissionalidade docente de Pimenta e Anastasiou, Imbernón, Gaeta e Masetto e Marcelo García, além dos trabalhos da área da Educação em Engenharia sobre as mesmas temáticas, este trabalho de abordagem qualitativa utilizou, como procedimento metodológico, entrevistas semiestruturadas com três engenheiros professores de uma Universidade Pública localizada no Estado do Rio de Janeiro, buscando estabelecer um diálogo entre os relatos desses professores com a teoria. Os relatos dos professores, assim como a teoria, mostraram que, na maioria dos casos, a formação do engenheiro professor ainda é um processo de formação com a experiência, que a formação continuada deve ser valorizada, e bem como a valorização do trabalho coletivo, valorização do trabalho docente, entre outros fatores influenciam na construção da profissionalidade docente do engenheiro professor.
References
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br>. Acesso em: 10 abr 2014.
CONTRERAS, José. Autonomia de Professores. ed. 2. São Paulo: Cortez, 2012.
COSTA, Luciano. A Educação em Engenharia e o Novo Momento da Engenharia Nacional: Possibilidades e Desafios. XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia: Engenharia em Movimento. Fortaleza: 2010.
GAETA, Cecíla; MASETTO, Marco Tarciso. O professor iniciante no Ensino Superior: aprender, atuar e inovar. Editora Senac, São Paulo: 2013.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de Professores – Para uma Mudança Educativa. Porto Editora, Porto: 1999.
MOREIRA, Herivelto; et al. A Formação Continuada dos Professores de Engenharia da UTFPR: Um Relato de Experiência. XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia: Engenharia em Movimento. Fortaleza (CE): 2010.
OLIVEIRA, Vanderli Fava, et al. Um Estudo Sobre a Expansão da Formação em Engenharia no Brasil. Revista de Ensino de Engenharia. v. 32, n. 3. Brasília: 2013.
PEREIRA, Tânia Regina Silva Dias; et al. Professores Engenheiros ou Engenheiros Professores? Reflexão Sobre o Processo de Construção da sua Prática Pedagógica. XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia: Engenharia – Múltiplos Saberes e Atuações. Juiz de Fora (MG): 2014
PIMENTA, Selma Garrido Pimenta; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. Cortez, São Paulo: 2002.
ROCHA, Ana Júlia Ferreira, et al. Engenharia, origens e evolução. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Curitiba: 2007.
ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Profissionalidade Docente em Análise – Especificidades dos Ensinos Superior e não Superior. Nuances: estudos sobre educação. v. 12, n. 13. Presidente Prudente – SP: 2005.
SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e Acção Sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.
STAKE, Robert E. Pesquisa Qualitativa: Estudando Como as Coisas Funcionam. Penso, Porto Alegre: 2011.
SZYMANSKI, Heloisa. A Entrevista na Pesquisa em Educação: a Prática Reflexiva. 4 ed. Liber Livro, Brasília: 2011.
TAKAHASHI, Fábio. Universidades têm apagão de professores de Engenharia. Folha de S. Paulo. São Paulo, 20 abr. 2014a. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/04/1443014-Universidades-tem-apagao-de-professores-de-Engenharia.shtml>. Acesso em: 21 abr. 2014
TAKAHASHI, Fábio. Sem professor, aluno teme atraso no curso de Engenahria. Folha de S. Paulo. São Paulo, 20 abr. 2014b. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/04/1443016-sem-professor-aluno-teme-atraso-no-curso-de-Engenharia.shtml>. Acesso em: 21 abr. 2014
TELLES, Pedro Carlos da Silva. História da Engenharia no Brasil: Século XVI a XIX. 2 ed. Clavero, Rio de Janeiro: 1994.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.