A Construção da Profissionalidade Docente do Engenheiro Professor

Authors

  • Jhonnes Alberto Vaz Universidade Católica de Santos

Abstract

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente e que tem, como objeto de estudo, a construção da profissionalidade docente do engenheiro professor. Este trabalho traz um recorte dessa pesquisa e centra no processo de construção da profissionalidade docente do engenheiro professor, com o objetivo de compreender como ocorre este processo. Baseado em conceitos sobre a formação do professor do Ensino Superior, identidade e profissionalidade docente de Pimenta e Anastasiou, Imbernón, Gaeta e Masetto e Marcelo García, além dos trabalhos da área da Educação em Engenharia sobre as mesmas temáticas, este trabalho de abordagem qualitativa utilizou, como procedimento metodológico, entrevistas semiestruturadas com três engenheiros professores de uma Universidade Pública localizada no Estado do Rio de Janeiro, buscando estabelecer um diálogo entre os relatos desses professores com a teoria. Os relatos dos professores, assim como a teoria, mostraram que, na maioria dos casos, a formação do engenheiro professor ainda é um processo de formação com a experiência, que a formação continuada deve ser valorizada, e bem como a valorização do trabalho coletivo, valorização do trabalho docente, entre outros fatores influenciam na construção da profissionalidade docente do engenheiro professor.

Author Biography

Jhonnes Alberto Vaz, Universidade Católica de Santos

Engenheiro Cartógrafo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ, 2011). Foi estagiário da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É mestrando no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, da Universidade Católica de Santos, onde atua como professor nos Cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo, nas áreas de Topografia, Geodésia e Sensoriamento Remoto.  No Programa de Educação desenvolve pesquisa voltada para a formação do professor engenheiro do ensino superior.

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Published

2017-08-23