A importância do investimento em Projetos de Pesquisa no Ensino de Engenharia
Abstract
O ensino de engenharia passa por momentos de sucesso e decaimento do mercado, mesmo assim é obrigado a vencer desafios e a formar cada vez mais profissionais que atendam à evolução de seus processos. Esses desafios mostram como a falta de cursos adequados e a carência de incentivos a programas de pesquisa e extensão em algumas universidades podem afetar a formação integral do engenheiro. Neste sentido, o presente trabalho busca registar, mensurar e avaliar a participação dos discentes em programas de iniciação científica nos quatro cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atendo-se às disparidades apresentadas pelos cursos estudados, no que diz respeito à participação em projetos de pesquisa, os resultados mostraram que a diferença entre os cursos, pode se dar pela falta de docentes efetivos ou pelos investimentos dos estados serem menores se comparados aos das instituições federais de ensino superior.References
A. W. Bazzo, Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da USP, 1998. Documento disponível na internet: < www. Campus-oei.org/salactsi/bazzo02.htm> Acesso em 01/11/2016.
A. M. Tonini. Universidade Federal de Minas Gerais. “Ensino de Engenharia: as atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro, 2007”. Tese (Doutorado).
M. A. D. J. Gomes; M. D. F. M. Gonçalves; P. A. H. Menin. A necessidade da iniciação científica para alunos de instituições de ensino superior particulares: a possibilidade de acesso crítico ao conhecimento como pretensão à excelência. In: Reunião Anual da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação. – ANPEd, 27., Caxambu. Petropolis: Vozes, p.222, 2004.
F. Bastos; Martins, F.; M. Alves; M. Terra.; C. S. Lemos. A importância da iniciação científica para os alunos de graduação em Biomedicina. Revista Eletrônica Novo Enfoque, Rio de Janeiro, v. 11, n. 11, p. 61–66, 2010.
L. M. Simão; M.C. Guedes; M.M.P. Rodrigues, S.A.S. Leite; O papel da iniciação cientifica para a formação em pesquisa na pós-graduação. In: Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio científico da associação nacional de pesquisa e pós-graduação e Psicologia – ANPPEP, Rio de Janeiro. Anais, p. 111-113, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.