A Questão do Gênero na Engenharia e as Iniciativas para a Formação de Mais Engenheiras
Abstract
O quadro global de valorização de setores tecnológicos tem impulsionado a demanda por profissionais com formação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologia. No Brasil, esta demanda deve ser enfrentada sob o ponto de vista quantitativo, qualitativo e de gênero. O número de engenheiros por habitante no país é considerado baixo e este problema pode ser atribuído à baixa procura por cursos de engenharia, aos índices elevados de retenção e evasão de estudantes de engenharia e à elevada porcentagem de engenheiros que atuam em outras áreas. Além disso, números relativamente baixos de mulheres seguem a carreira de engenharia, principalmente nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e áreas correlatas. O presente trabalho traça um panorama da questão do gênero na engenharia no contexto nacional e na UFSCar e, considerando a experiência de desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos Cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, apresenta propostas de atividades que visam despertar o interesse das estudantes do Ensino Médio para estas carreiras de engenharia.References
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