OLHARES SOBRE A ÁFRICA: ABORDAGENS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA ÁFRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v14i1.7977Resumo
O tratamento concedido à história da África Contemporânea nos livrosdidáticos da 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental é o objeto principal do presenteartigo. O enfoque eleito e as questões levantadas articulam-se em torno de duas reflexões centrais: o quanto os textos, imagens e interpretações apresentadas peloslivros escolares divergem ou convergem em relação ao chamado imaginário brasileiroconstruído sobre a África e os africanos; e o quanto eles dialogam, ou não, com aprodução historiográfi ca sobre a África. Observamos de uma forma geral a existênciade uma análise superfi cial das trajetórias recentes dos países e sociedades africanase uma repetição das representações e estereótipos divulgados sobre o continenteno imaginário ocidental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.