OLHARES SOBRE A ÁFRICA: ABORDAGENS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA ÁFRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS

Autores

  • Anderson Ribeiro Oliva Ribeiro Oliva

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v14i1.7977

Resumo

 O tratamento concedido à história da África Contemporânea nos livrosdidáticos da 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental é o objeto principal do presenteartigo. O enfoque eleito e as questões levantadas articulam-se em torno de duas reflexões centrais: o quanto os textos, imagens e interpretações apresentadas peloslivros escolares divergem ou convergem em relação ao chamado imaginário brasileiroconstruído sobre a África e os africanos; e o quanto eles dialogam, ou não, com aprodução historiográfi ca sobre a África. Observamos de uma forma geral a existênciade uma análise superfi cial das trajetórias recentes dos países e sociedades africanase uma repetição das representações e estereótipos divulgados sobre o continenteno imaginário ocidental.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-11-18

Como Citar

OLIVA, A. R. O. R. OLHARES SOBRE A ÁFRICA: ABORDAGENS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA ÁFRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 17–35, 2009. DOI: 10.5216/hr.v14i1.7977. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/7977. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê