Colorindo o pasado curitibano: relações entre cidade, escola e currículo - doi: 10.5216/hr.v15i2.14235
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v15i2.14235Palavras-chave:
cidade, Curitiba, Currículo, EliasResumo
Este artigo investiga, por um lado, que histórias e memórias foram postas em circulação em Curitiba, na década de 1990 e no início do século XXI, e que relações mantinham com o projeto da cidade em andamento, e, por outro, qual o papel do campo educacional neste processo. Concluiu-se que no período estudado circularam diversas memórias e histórias da cidade, indício de que as identidades tanto da cidade quanto do cidadão estiveram em constante disputa, mas a seleção realizada pelos grupos estabelecidos foi a que teve maior possibilidade de circular em detrimento da outsider. O currículo oficial da rede municipal de ensino reforçou um projeto de cidade apolítico e em determinados aspectos preconceituoso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.