Colorindo o pasado curitibano: relações entre cidade, escola e currículo - doi: 10.5216/hr.v15i2.14235

Autores

  • Valéria Milena Röhrich Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v15i2.14235

Palavras-chave:

cidade, Curitiba, Currículo, Elias

Resumo

Este artigo investiga, por um lado, que histórias e memórias foram postas em circulação em Curitiba, na década de 1990 e no início do século XXI, e que relações mantinham com o projeto da cidade em andamento, e, por outro, qual o papel do campo educacional neste processo. Concluiu-se que no período estudado circularam diversas memórias e histórias da cidade, indício de que as identidades tanto da cidade quanto do cidadão estiveram em constante disputa, mas a seleção realizada pelos grupos estabelecidos foi a que teve maior possibilidade de circular em detrimento da outsider. O currículo oficial da rede municipal de ensino reforçou um projeto de cidade apolítico e em determinados aspectos preconceituoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-05-12

Como Citar

FERREIRA, V. M. R. Colorindo o pasado curitibano: relações entre cidade, escola e currículo - doi: 10.5216/hr.v15i2.14235. História Revista, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 421–453, 2011. DOI: 10.5216/hr.v15i2.14235. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/14235. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos