ENSAIO ACERCA DA DESCOLONIALIDADE DO SUJEITO DE CONHECIMENTO MODERNO ATRAVÉS DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS DE LUGAR E TERRITÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i40.68824

Resumo

Na filosofia e nas ciências modernas o sujeito do conhecimento é neutro, não está no mundo concreto, não tem lugar. Geografizar o sujeito de conhecimento, revelar seu lugar de enunciação e posicionamento territorial é um movimento que destrona a suposta neutralidade e revela o eurocentrismo inerente aos saberes hegemônicos. Descolonizar o sujeito de conhecimento a partir de categorias geográficas possibilita a compreensão dos processos emergindo da concretude, dos exemplos dos lugares, que revelam sobre si e sobre o todo. Se cada lugar possibilita perspectivas singulares, o saber emana de múltiplas fontes e o intelectual precisa ser consciente da sua limitação perante a infinidade epistêmica, para permitir a ecologia dos saberes. Este ensaio busca traçar um panorama do processo de descolonialidade dos sujeitos de conhecimento e relacioná-lo às categorias geográficas de Lugar e Território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Eguimar, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Goiânia, Goiás, Brasil

Possui Graduação em Geografia pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Saúde do Trabalhador pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). É Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Espaço, Sujeito e Existência "Dona Alzira". Mantém parcerias de trabalho com instituições em Moçambique/África, Cuba, Chile e Alemanha. Coordena projetos de pesquisas financiados pelo CNPq, CAPES e FAPEG. Desenvolve trabalhos ligados à abordagem territorial do Cerrado; saúde, trabalho e território; cartografias existenciais de Pessoas com Deficiência; Geografia, literatura e arte.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-01

Como Citar

FRANCO, Eduardo; CHAVEIRO, Eguimar Felício. ENSAIO ACERCA DA DESCOLONIALIDADE DO SUJEITO DE CONHECIMENTO MODERNO ATRAVÉS DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS DE LUGAR E TERRITÓRIO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 40, 2021. DOI: 10.5216/revgeoamb.i40.68824. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/68824. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos