ESTUDO MORFOMÉTRICO E DE SUSCEPTIBILIDADE À ENCHENTES E INUNDAÇÕES COM O AUXÍLIO DE GEOTECNOLOGIAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DESQUITE, OTACÍLIO COSTA-SC

Autores

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Desquite, é maioritariamente rural, porém no exutório está parte da área urbana de Otacílio Costa, onde são comuns eventos de enchentes e inundações. Dadas as condições topográficas e sua localização geográfica, vizinha a bacia hidrográfica do rio Itajaí Açú, existe a predominância de chuvas orográficas, que alimentam de forma constante os corpos hídricos da área e geram grandes vazões. Além disso o rio Canoas, por receber geralmente as mesmas chuvas, represa o rio Desquite no ponto de exutório. Para identificar se os problemas da região são causados por ações antrópicas ou pelas características naturais foram determinados parâmetros morfométricos juntamente com a análise do uso da terra e das características táteis-visuais e físicas do solo, por meio de 10 pontos amostrais. O estudo indicou que a causa dos eventos é a formação natural do solo, que possui características argilosas com grãos muito finos resultando em um processo de concreção adquirindo baixíssima permeabilidade. Como a cidade se encontra na parcela de cota mais baixa da área em estudo, fica suscetível a picos de enchente devido ao excesso de água provenientes do escoamento superficial das regiões a montante das bacias hidrográficas do rio Desquite e Canoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Jutel dos Santos, UDESC

graduada no curso de Engenharia Civil pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, e pós-graduanda a nível de mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Nicole Martins Pessoa, UDESC

Nicole Martins Machado Pessoa, graduada no curso de Engenharia Civil pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, e pós-graduanda a nível de mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Valter Antonio Becegato, UDESC

Doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina. Chefe de Gabinete da Reitoria da UDESC em 2012. Chefe do Departamento do curso de Engenharia ambiental entre 2009 a 2011 e 2013 a 2015. Tem experiência na área Ambiental, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), RAS; RAP; PRAD; Licenciamento ambiental; geofísica aplicada ao meio ambiente (Tomografia elétrica 2D; Radar de penetração-GPR e Gamaespectrometria). Trabalhou na Itaipu Binacional de 1979 a 1983 no Departamento Jurídico - Setor de desapropriação na elaboração; conferência; desmembramento e unificação de laudos de avaliação de 8.500 propriedades rurais e urbanas do lado brasileiro para formação do reservatório da usina.Vice coordenador da Pós-graduação em Ciências Ambientais da UDESC entre 2014 a 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-13

Como Citar

JUTEL DOS SANTOS, Vanessa; MARTINS PESSOA, Nicole; BERLANDA, Adriana; BECEGATO, Valter Antonio. ESTUDO MORFOMÉTRICO E DE SUSCEPTIBILIDADE À ENCHENTES E INUNDAÇÕES COM O AUXÍLIO DE GEOTECNOLOGIAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DESQUITE, OTACÍLIO COSTA-SC. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 45, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/75647. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos