GOVERNANÇA AMBIENTAL E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA 2012 - 2022

Autores

  • Rhaifran Roberth Queiroz de Lemos UFT
  • Joel Carlos Zukowski Junior
  • Claudia da Silva Aguiar Rezende

Resumo

O objetivo geral deste artigo é sistematizar e avaliar a revisão de literatura sobre os estudos que tratam de governança e regulação de serviços de saneamento ambiental em municípios de pequeno porte. Assim, os objetivos específicos são analisar a evolução e as tendências da produção científica sobre os temas; apresentar uma visão da produção científica por meio da análise de rede. Esta pesquisa apresenta contribuição teórica para os estudos da governança nas cidades acerca dos desafios da água, ou seja, ao avançar sobre os resultados de Koop et al (2017), investigando a existência de relações teóricas entre governança e regulação de serviços de saneamento. A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Foi utilizada a base de periódicos científicos nacionais e internacionais indexados no portal de periódicos CAPES e o software VOSviewer para efetuar a análise de palavras-chave. A revisão sistemática de literatura seguiu o modelo de Snyder (2019) estruturado por etapas. Dentre os resultados, foram encontrados 5.124 estudos, sendo que 302 estudos (6%) apresentaram relações teóricas entre os constructos estudados dentro do período compreendido da pesquisa, entre 2012 e 2022. Por fim, o estudo fornece discussões e sugestões relacionadas ao desenvolvimento teórico, metodológico e futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-13

Como Citar

QUEIROZ DE LEMOS, Rhaifran Roberth; ZUKOWSKI JUNIOR, Joel Carlos; AGUIAR REZENDE, Claudia da Silva. GOVERNANÇA AMBIENTAL E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA 2012 - 2022. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 45, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/74575. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos