DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL E SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA /PIAUÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i44.73696

Resumo

O presente trabalho foi realizado em Santo Antônio de Lisboa - PI, com objetivo de elaborar um diagnóstico geoambiental e socioeconômico a partir do mapeamento e análise dos tipos de uso da terra identificados no referido município. A pesquisa foi desenvolvida com base em levantamentos bibliográficos, coleta de dados estatísticos, indicadores socioeconômicos, técnicas de geoprocessamento/ sensoriamento remoto e reconhecimento in loco do objeto de estudo (trabalho de campo). Para elaboração do mapa de uso e cobertura da terra foram utilizadas as imagens do satélite Landsat 8, sensor OLI, do ano de 2020. Após a aquisição da base matricial, esta foi tratada por meio de processamento digital de imagens, gerando o mapeamento de uso e cobertura da área. O levantamento dos dados geoambientais e socioeconômicos aliados ao mapeamento do uso e cobertura da terra permitiu constatar tensões na relação sociedade e natureza, visto que em 29,44% da área de estudo constatou-se a ocorrência de áreas antrópicas agrícolas, desmatamento e solo exposto, denotando a utilização inadequada dos recursos naturais. Acredita-se que o diagnóstico das condições geoambientais e socioeconômicas aqui realizado possa contribuir com o planejamento territorial em âmbito municipal para fins de desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glécia Maria de Carvalho Sousa, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (1999-2002) - UESPI /Campus de Picos, mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI/PPGGEO (2021). Atualmente é professora da rede pública de ensino do Piauí - SEDUC e da rede municipal de Santo Antônio de Lisboa –PI.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-20

Como Citar

DE CARVALHO SOUSA, Glécia Maria; SABÓIA DE AQUINO, Cláudia Maria. DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL E SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA /PIAUÍ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 44, p. 91–113, 2022. DOI: 10.5216/revgeoamb.i44.73696. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/73696. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos