ARBORIZAÇÃO URBANA E SUA RELAÇÃO COM AS TEMPERATURAS E ZONAS DE DESCONFORTO TÉRMICO NO BAIRRO DE CAMPINAS – GOIÂNIA (GO)

Autores

Resumo

O presente trabalho buscou compreender a relação entre o déficit de arborização com as ilhas de calor e com as zonas de conforto e de desconforto térmico no bairro de Campinas. A partir dos processos metodológicos, a pesquisa abrangeu uma análise por meio da coleta de dados de temperatura; perpassando pelo tratamento de imagens termais obtidas pelo Satélite Landsat 8 OLI/TIRS dos anos de 2016 e de 2020, além da comparação com mapa de Uso e Cobertura do solo. Para o entendimento da percepção das pessoas que trabalham e/ou moram no bairro, sobre a relação do déficit de vegetação com o conforto térmico, foram aplicados questionários anônimos via redes sociais. A participação da população – etapa programada no cronograma do plano de trabalho do Projeto de Extensão (Mapeamento colaborativo: cartografia da arborização urbana e sua relação com as ilhas de calor e zonas de conforto térmico em Goiânia (GO)) - na identificação dessas áreas proporcionou à comunidade a possibilidade de participar efetivamente do processo de caracterização desses locais, além da indicação de formas mitigadoras dos efeitos do fenômeno estudado. Os resultados demostraram (a) variações entre as temperaturas máximas e mínimas atingindo 4,4°C; (b) os anos de 2016 e 2020 apresentaram três pontos (2, 7 e 9) com temperaturas elevadas, afirmando as observações dos entrevistados e (c) a indicação da Avenida 24 de Outubro como o local de maior sensação térmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-13

Como Citar

SANTOS, Amiel Araujo Soares; ROMÃO, Patrícia de Araújo; NASCIMENTO, Diego Tarley Ferreira; OLIVEIRA, Ivanilton José De. ARBORIZAÇÃO URBANA E SUA RELAÇÃO COM AS TEMPERATURAS E ZONAS DE DESCONFORTO TÉRMICO NO BAIRRO DE CAMPINAS – GOIÂNIA (GO). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 45, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/73342. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos