ANÁLISE DA RELAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO E DO FOGO NOS CASOS DE OCORRÊNCIAS DA FAUNA SILVESTRE NO DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i44.72242

Resumo

As atuações antrópicas sobre o Cerrado têm repercutido nas espécies silvestres que buscam abrigo, alimentação, refúgio e água nas áreas modificadas. O presente artigo visa analisar os dados de resgate de animais silvestres nas áreas alteradas do Distrito Federal, relacionando-os aos regimes pluviométricos e de risco de fogo entre 2018 e 2019. O método estatístico utilizado foi a correlação de Spearman, que tem por objetivo medir o grau de correlação entre variáveis.  Os resultados obtidos evidenciam que anfíbios e mamíferos foram mais resgatados e que os resgates possuem relação direta com o período chuvoso do recorte do trabalho. Em 2018, as classes menos resgatadas durante o período com maior risco de fogo foram os anfíbios e os répteis, cujos resultados indicam correlações inversas e moderadas. Os dados mostraram que os resgates ocorrem em épocas de maiores disponibilidades de recursos e atividades das espécies. A análise das ocorrências de resgate de fauna indica que espécies com alto grau de ameaça de extinção, estão isoladas em remanescentes autóctones no Cerrado, sendo relevante mencionar que algumas espécies não toleram as características das áreas antropizadas (Mergus octosetaceus; Lontra longicaudis). Para superar o grau de incerteza relacionado a baixa significância estatística, são necessárias mais pesquisas para ajudar no processo de tomada de decisão frente aos conflitos estabelecidos no meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara, Universidade de Brasília

Graduada em Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de Brasília. Tem experiência como monitora em sala de aula na Unb. Recebeu título de menção honrosa no Programa de Iniciação Cientifica (Edital 2018 Proic /DPG/ Unb-PIBIC CNPq) e na pesquisa do (Edital 2021 Proic/ DPG/Unb-PIBIC CNPq) obteve a indicação de prêmio destaque de iniciação cientifica. Por fim, já atuou em pesquisas nas áreas de impactos ambientais, biogeografia e análise de políticas públicas.

Tatiana, Universidade de Brasília

Atualmente, é aluna do curso de Doutorado em Análise de Sistemas Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade de Brasília. Possui mestrado em Gestão ambiental e territorial pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade de Brasília (2017) e graduação em Ciências Ambientais na Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Conservação e Uso da Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Impactos Ambientais, Conservação da Fauna silvestre e Ecologia de estradas.

Ruth , Universidade de Brasília

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília.Pós-Doutorado pela Universidade de Porto- Portugal. Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor associada I da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e impacto ambiental, gestão ambiental, biogeografia, áreas degradadas, ensino de geografia e geografia da saúde.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-20

Como Citar

EPIFÂNIO, Sara Limeira de Santana Epifânio; RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares; LARANJA, Ruth Elias de Paula. ANÁLISE DA RELAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO E DO FOGO NOS CASOS DE OCORRÊNCIAS DA FAUNA SILVESTRE NO DISTRITO FEDERAL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 44, p. 131–151, 2022. DOI: 10.5216/revgeoamb.i44.72242. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/72242. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos