CARTOGRAFIA AMBIENTAL DA MICRORREGIÃO MEIA PONTE

-

Autores

Resumo

O presente artigo objetivou apresentar uma proposta de cartografia ambiental para a Microrregião Meia Ponte, da divisão oficial anterior do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vigente até 2016. Nessa direção, contou-se com o auxílio de metodologia presente em Martinelli (2014) acerca da cartografia de síntese, que explora a linguagem das representações gráficas útil a elaborações metodológicas consistentes com planos de decisões. Os resultados indicaram a existência de três Unidades Ambientais (UA) características de comprometimentos ambientais: UA1 designada de superfície regional (alto comprometimento), UA2 designada de superfície regional (médio comprometimento), e UA3 designada de superfície regional (baixo comprometimento). Vale dizer, que três características sobressaltam na referida área de pesquisa: 1) a abrangência de uma das mais importantes bacias de irrigação em Goiás, com centralidade em Morrinhos, 2) a presença de um destacado polo de confecções de moda íntima, sediado em Pontalina, e, 3) a inserção de um dos maiores polos de turismo termal do Brasil, com representação em Caldas Novas e Rio Quente. As distintas atividades econômicas abrangidas pela então Microrregião Meia Ponte, concorreram para a instalação dos diferentes graus de comprometimentos identificados, podendo servir a decisões de cunho ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristeu Geovani de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Geografia Licenciatura (1994) e Bacharelado (1995) pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1999) na área de Geografia. Doutor em Geografia com ênfase em Climatologia Geográfica pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás atuando em Geografia Física onde ministra aulas de geologia geral, geomorfologia, climatologia e cartografia. É integrante do grupo de Pesquisa do CNPq "Manejo e Conservação de Recursos Naturais", desde 2005. Integra a "Rede Goiana de Pesquisa de Indicadores sobre Ensino, Sustentabilidade, Geoinformação e Cartografia Ambiental", desde 2011. É membro integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq "Espaço, Meio Ambiente e Ensino de Geografia", desde 2011. Atuou (desde 04/2014) no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade - PPGAS (até 2019), e no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental (até 2018), ambos alocados na UEG/Câmpus Morrinhos.

Ivanilton José de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (1991); licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1996); mestre (2002) e doutor (2008) em Geografia pela Universidade de São Paulo, e com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professor Associado da Universidade Federal de Goiás desde 1997, onde atua na pesquisa, na extensão e no ensino de graduação e pós-graduação, em disciplinas e temas relacionados à cartografia geográfica, com ênfase em cartografia temática e cartografia do turismo. Ex-coordenador do Curso de Graduação em Geografia no Campus Jataí da UFG (1997-1998) e do Curso de Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG, onde também foi Vice-Diretor (2002-2004) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2012-2014). Atuou como Assessor da Pró-Reitoria de Graduação da UFG, no cargo de Coordenador das Licenciaturas (2008-2010), Coordenador Institucional do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2009-2012) e Coordenador do PROLICEN - Programa de Bolsas de Iniciação Científica para as Licenciaturas (2008-2010). Foi membro eleito do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG - FUNAPE (2016-2019) e é atualmente Diretor do Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (2018-2022).

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-25

Como Citar

DE PAIVA MACÊDO, M.; GEOVANI DE OLIVEIRA, A.; JOSÉ DE OLIVEIRA, I. CARTOGRAFIA AMBIENTAL DA MICRORREGIÃO MEIA PONTE: -. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 42, p. 1–24, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/71963. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos