OS OS FAXINAIS DO PARANÁ: SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS E A SUSTENTABILIDAE AMBIENTAL

Autores

Resumo

Os Faxinais do Paraná são comunidades tradicionais presentes no centro-sul do estado e estão associados a Floresta de Araucárias, importante ecossistema do Bioma Mata Atlântica. Essas comunidades tem como característica o uso comum dos recursos naturais, onde a principal atividade desenvolvida é a criação coletiva à solta de animais, sendo que esses são criados em meio a floresta, portanto esse espaço torna-se fundamental para a própria manutenção dos faxinalenses em seus territórios. O manejo sustentável da floresta é realizado com base em seus saberes e práticas tradicionais, e tem viabilizado a preservação ambiental, assim como cultural, social e econômica, nos territórios tradicionalmente ocupados, mesmo com uma intensa pressão exercida pelo agronegócio, o que tem como resultado em uma série de conflitos. Sendo assim, o objetivo do presente artigo é relacionar os saberes e práticas tradicionais com a sustentabilidade ambiental dos territórios faxinalenses do Paraná, através de revisão da literatura e mapeamento participativo realizado no Faxinal Charqueada dos Betim, localizado no município de Imbaú – PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Conceição Bahr, IFPR

Geógrafo e Licenciado em Geografia (2005), Mestre em Gestão do Território (2011) e Doutorando em Geografia, ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (2006 a 2014) e do Colégio SESI - Paraná (2007 a 2013). Atuou como geógrafo nas esferas pública e privada, na área de geoprocessamento, planejamento urbano e meio ambiente. Integrante do Grupo de Pesquisa Interconexões http://gpinterconexoes2.blogspot.com.br/. Atualmente é professor de Geografia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Telêmaco Borba, onde atua nos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado, e desenvolve pesquisa na área de meio ambiente, povos e comunidades tradicionais e agroecologia.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-01

Como Citar

BAHR, Gustavo Conceição. OS OS FAXINAIS DO PARANÁ: SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS E A SUSTENTABILIDAE AMBIENTAL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 43, 2022. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/71684. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos