ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE FOCOS DE CALOR NO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPECURU, NO ESTADO DO MARANHÃO

Autores

  • Patricia Barbosa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI
  • Francisco Dilson INCRA https://orcid.org/0000-0001-5686-9184
  • Francisco William INCRA
  • Reurysson IFPI

Resumo

O processo de ocupação das terras pela sociedade em virtude do desenvolvimento de
atividades agropecuárias vem, desde os primórdios da civilização humana, acompanhado do
uso do fogo como prática de manejo agrícola. O objetivo dessa pesquisa é analisar a evolução
dos focos de queimadas na Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru (BHRI), compreendendo o
período de 2010 a 2020, com o auxílio do Banco de Dados de Queimadas do INPE e software
de geoprocessamento. Nos resultados, alguns municípios tiveram reincidências dos focos de
calor percorrendo séries anuais, sendo aqui agrupadas devido as suas proximidades (São João
do Sóter, Codó, Aldeias Altas e uma pequena porção de Caxias) e (Coroatá e Pirapemas).
Menciona-se a importância dessa pesquisa para a área de estudo, bem como na disponibilização
de dados/subsídios para o desenvolvimento de outros estudos. É importante ressaltar que, fazse necessário outras análises adicionando outras variáveis para melhores interpretações, haja
vista que, as ocorrências de focos de queimadas são frequentes e atingem os aspectos
geoambientais inseridos na BHRI e sua área de entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Dilson, INCRA

Graduado em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2002) e Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal do Piauí (2004). Atualmente é engenheiro agrimensor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Básica, Geoprocessamento, Topografia Clássica e Cadastro Técnico.

Francisco William, INCRA

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal do Piauí (2010). Atualmente cursando Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí (2019). Atua como Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA.

Reurysson, IFPI

Possui graduação em Geografia (2008) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2011) pela Universidade Federal do Piauí, e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2018). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geoprocessamento do Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Central. Atua como coordenador do curso de Especialização em Geoprocessamento: fundamentos e aplicações e professor colaborador do Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial (MAPEPROF). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, análise geoambiental e recursos hídricos. Contato: reurysson@ifpi.edu.br.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-01

Como Citar

BARBOSA PEREIRA, P.; ALVES VIANA, F. D.; FURTADO JUNIOR, F. W. de S.; DE SOUZA MORAIS, R. C. ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE FOCOS DE CALOR NO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPECURU, NO ESTADO DO MARANHÃO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 43, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/70995. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos