ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE

Autores

Resumo

O acesso universal e equitativo à água potável e segura é um desafio a ser enfrentado pela sociedade. No Brasil, 39,4 milhões de pessoas não têm acesso à água, problema que afeta principalmente as pessoas mais pobres. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar as áreas mais vulneráveis ao acesso à água no município de Caruaru/PE, relacionando os indicadores sociais e o abastecimento de água. Para isso foi elaborado um Índice de Vulnerabilidade Hidrossocial (IVHS) constituído de três variáveis: Número de dias com água no período seco (Média do grupo), Pessoas não alfabetizadas (Média do grupo) e Pessoas sem rendimentos (Média do grupo). Os resultados apontam que a maioria dos bairros do município de Caruaru encontra-se em vulnerabilidade hidrossocial de moderada a muito alta, uma realidade que se assemelha a muitos municípios da região. Existe uma relação entre o acesso à água, a renda e escolaridade. Muitas pessoas não têm rendimentos, o que pode aumentar a dificuldade de acesso à água, assim, é primordial a redução dessas desigualdades, por meio da universalização do saneamento básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Verônica Pereira Vila Nova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e da Pós-Graduação em Interdisciplinaridade em Educação e Ciências Humanas do IFPE. Coordena o grupo de pesquisa Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade (BIOMAS/IFPE) e o Grupo de Conservação Ambiental e Planejamento Espacial Marinho do Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho, da Universidade Federal Fluminense (CEDEPEM/UFF).

Luiz Felipe de Freitas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Caruaru.

Discente do Curso Mecatrônica.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-25

Como Citar

VILA NOVA, F. V. P.; DE FREITAS DA SILVA, L. F. . ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 42, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/69974. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos