COMPARTIMENTAÇÃO DO RELEVO NO MUNICÍPIO DE QUEVEDOS/RS ATRAVÉS DE TÉCNICAS GEOMORFOMÉTRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i38.64222

Resumo

O estudo do relevo é uma das áreas da geomorfologia que tem como finalidade contextualizar a ocorrência das formas e modelados da superfície terrestre de uma determinada área espacial. O presente trabalho faz parte do projeto de sistematização de banco de dados cartográficos com a produção de Mapas Temáticos dos municípios da região centro-oeste do Rio Grande do Sul. O município de Quevedos localiza-se na porção central do estado do Rio Grande do Sul, predominantemente sobre a região geomorfológica do Planalto, e outra parte nas áreas de transição, do Rebordo do Planalto para as porções de menor altitude da Depressão Central do estado. As bases cartográficas utilizadas para caracterização do relevo foram os dados vetoriais de limite administrativo do IBGE, dados vetoriais da hidrografia das cartas topográficas do exército em escala 1:50.000 e os dados do modelo digital de elevação do SRTM 90 metros. O município encontra-se delimitado por dois grandes rios da região central do estado, o Rio Toropi, na porção leste e o Rio Toropi-mirim na porção oeste. O relevo do município, em grande parte, está representado por colinas e colinas onduladas, ocupando as áreas do centro norte do município. As associações de morros e morrotes ocupam a porção sul do município, onde os cursos d’água apresentam seus leitos encaixados em zonas de fraturas e falhas. As áreas planas estão localizadas também associadas aos cursos d’água, mas relacionadas as áreas de nascentes nas porções norte do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, romario.trentin@gmail.com

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

Luís Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, lesrobaina@yahoo.com.br

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal e na Universidade du Maine, Le Mans/França. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Wílson Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, wilson.silva98@hotmail.com

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual São Sepé(2015). Atualmente é Bolsista iniciação cientifica da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.

Ellen Rilary da Rocha Tassinari, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, ellentrr@gmail.com

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Antônio Alves Ramos(2016). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-30

Como Citar

TRENTIN, Romario; DE SOUZA ROBAINA, Luís Eduardo; OLIVEIRA DA SILVA, Wílson; RILARY DA ROCHA TASSINARI, Ellen. COMPARTIMENTAÇÃO DO RELEVO NO MUNICÍPIO DE QUEVEDOS/RS ATRAVÉS DE TÉCNICAS GEOMORFOMÉTRICAS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 38, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.i38.64222. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/64222. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos