AVALIAÇÃO DO MEIO FÍSICO DE UMA ÁREA DE INTERESSE DE MATA ATLÂNTICA NO SUL DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi36.63057

Resumo

A Mata Atlântica apresenta remanescentes em relevos dissecados pelo território Brasileiro. No município de Itajá e Aporé, Sul de Goiás, a Mata Atlântica encontra-se preservada em um limite de 177,39km². Diante disso, foi avaliado o meio físico da área, com destaque para o uso da terra, vegetação, solos, relevo, clima e recursos hídricos. Imagens de satélite e documentos cartográficos foram utilizadas para a caracterização da área. Já o trabalho de campo foi realizado com a finalidade de subsidiar a análise da qualidade da água e validação dos mapas. O uso da terra predominante é de florestas que ocupam 48,2% (Relevo de Encostas) e os campos 51,6% (Relevo Plano). Os Neossolos Litolícos e Quartzarênicos são muito vulneráveis à erosão, especialmente nas áreas campestres com práticas pastoris sujeitas ao pisoteio de gado. As variáveis da água registraram influência da pecuária. Portanto, é necessária uma maior atenção do poder público nessa área e também a inserção de práticas conservacionistas pelos proprietários da terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Wachholz

Professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas e do Mestrado Profissionalizante de Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfAgua). Pós-doutor em Geografia (2013) pela Universidade Federal de Goiás (UFG-Campus Jataí). Doutor em Geografia (2011) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (Rio Claro, SP) com bolsa do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Em 2010 realizou seu doutorado-sanduíche na Technische Universität Berlin (Berlim, Alemanha). Mestre em geografia (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS). Em 2006 realizou seu mestrado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos, SP). A graduação foi em Geografia (2004) pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Hidrogeografia e a utilização de geotecnologias. Líder do grupo de pesquisa "Geotecnologias e Análise da Paisagem".

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-05

Como Citar

WACHHOLZ, Flavio; RODRIGUES DA ROCHA, Isabel; OLIVEIRA DE SOUZA, Roberto; CABRAL, João Batista Pereira. AVALIAÇÃO DO MEIO FÍSICO DE UMA ÁREA DE INTERESSE DE MATA ATLÂNTICA NO SUL DE GOIÁS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 36, p. 163–185, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi36.63057. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/63057. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos