ECOLOGIA DA PAISAGEM APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL E TEMPORAL DA VEGETAÇÃO REMANESCENTE EM PENEDO, ALAGOAS

Autores

  • Lidiane Matias Universidade Federal de Alagoas
  • Nadjacleia Vilar Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Ramos Demétrio Universidade Federal de Alagoas
  • Milena Dutra da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.62690

Resumo

O uso e ocupação do solo, tem ocasionado constantes modificações na paisagem, essas alterações mal planejadas podem causar impactos ambientais negativos, com quadros de recuperação difíceis, ou irreversíveis. Nesse sentido, o uso de técnicas de geoprocessamento associadas a Ecologia da Paisagem, podem ser uma importante ferramenta utilizadas para o monitoramento. Diante disso, este trabalho objetivou realizar análises espaço-temporal dos fragmentos vegetacionais do município de Penedo Alagoas, com fins de identificar os fragmentos que estão susceptíveis a fragilidade ambiental. Foram utilizados dados vetoriais, obtidos no mapeamento através de técnicas de fotointerpretação de imagens de satélites dos anos de 2011 e 2017, associado ao uso das métricas da paisagem (área, área-núcleo, borda e forma). Os resultados evidenciaram uma redução do tamanho de área, entretanto, um aumento do número de remanescentes, além disso há uma predominância de fragmentos de áreas diminutas com valores igual ou inferior a 10ha, com formatos irregulares, estando sob influência de borda. Em relação fragilidade ambiental, observou-se que maioria dos fragmentos apresentaram nível de fragilidade intermediário, e essa configuração ampliou-se. Pode-se inferir que o cenário na paisagem do município é preocupante e que necessita de intervenção com vistas a preservação e conservação da biodiversidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Matias, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2019). Mestranda em Agricultura e Ambiente (Inicio em 2020/Ufal). Possui experiência em Ecologia da Paisagem (Métricas da Paisagem) e Geoprocessamento, com ênfase no mapeamento e diagnóstico da Vegetação e em monitoramento de Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Nadjacleia Vilar Almeida , Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (2002/2003). Atualmente é professora adjunta do curso de Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (Campus IV), coordenadora do Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento e membro da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase na Análise Geoambeintal, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia, geoprocessamento, degradação ambiental, expansão urbana e ordenamento e planejamento geoambiental.

Guilherme Ramos Demétrio , Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Ciências Biológicas (2011) e Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. É Professor Adjunto I da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Penedo. Atua na área de Ecologia Evolutiva de Plantas herbáceas (ênfase em estratégias reprodutivas de plantas herbáceas), atualmente focado no efeito da variação intra-individual nos processos de história de vida de Eicchornia crassipes (aguapé).

Milena Dutra da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Bióloga, Licenciada em Ciências Biológicas (UFRPE - 2006), Mestre em Botânica (UFRPE - 2008) e Doutora em Geografia (Tese em Geografia Regional, e tema em Ecologia Vegetal, UFPE - 2012); com Pós-doutoramento em Urbanismo (Com foco em expansão urbana x supressão da vegetação - Planejamento Urbano e Ambiental) (PPGAU/UFPB, 2012-2015). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, atua em Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito dos estudos integrados do meio ambiente, principalmente nas seguintes áreas de conhecimento/temas: Ecologia Vegetal; Botânica, Ecologia da Paisagem, Vegetação e Sensoriamento Remoto; Ecologia Urbana; Sensoriamento Remoto aplicado ao Planejamento Urbano e Ambiental; e Gestão Ambiental.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-20

Como Citar

MATIAS, Lidiane; ALMEIDA, Nadjacleia Vilar; FERREIRA, Guilherme Ramos Demetrio; SILVA , Milena Dutra da. ECOLOGIA DA PAISAGEM APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL E TEMPORAL DA VEGETAÇÃO REMANESCENTE EM PENEDO, ALAGOAS . Geoambiente On-line, Goiânia, n. 37, p. 322–342, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi37.62690. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/62690. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos