FITOGEOMORFOLOGIA DO CORREDOR ECOLÓGICO DO VALE DO RIO PACOTI – CEARÁ

Autores

  • THATIANE MARIA SOUZA DE ARAÚJO UECE
  • FREDERICO DE HOLANDA BASTOS Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.60814

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a distribuição das tipologias fitofisionômicas do corredor ecológico do rio Pacoti e as relações existentes dessa organização com o relevo. Esta análise se baseou em trabalhos anteriores realizados na área, procurando integrar com a identificação realizada em campo. Como resultados, observamos que a área possui formações vegetacionais fortemente influenciadas por fatores edáficos, em consequência da variação do relevo e da litologia do substrato rochoso. As principais unidades fitofisionômicas encontradas na área foram: Mata de Várzea, que se localiza na planície fluvial do rio Pacoti; Mata de Tabuleiro, relacionada às áreas de tabuleiros pré-litorâneos; Caatinga, que se encontra sobre as superfícies de aplainamento sertanejas; Mata Seca, que ocupa espacialmente as encostas altas e cristas residuais da Vertente Oriental do maciço de Baturité, assim como a Mata Úmida, que se apresentae a partir da cota 600m do referido maciço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

THATIANE MARIA SOUZA DE ARAÚJO, UECE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Bacharel (2008) Licenciada (2012) e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Integrante do Laboratório de Estudos Morfoestruturais e Pedológicos - LEMEP. Tem experiência na área Geociências, em Geografia Física (Biogeografia) atuando nos seguintes temas: Fitoecologia, Conservação da Biodiversidade,Ecologia, Etnobotânica, Gestão e Educação Ambiental em Microbacias, Planejamento e Conservação Ambiental.

FREDERICO DE HOLANDA BASTOS, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui Doutorado em Geografia (2012) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2005) pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (2005) e Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2000 e 2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: análise geoambiental, geomorfologia, geografia física, planejamento e zoneamento ambiental, geoprocessamento e maciços cristalinos do Nordeste.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-28

Como Citar

DE ARAÚJO, T. M. S.; BASTOS, F. D. H. FITOGEOMORFOLOGIA DO CORREDOR ECOLÓGICO DO VALE DO RIO PACOTI – CEARÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 35, p. 229–249, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i35.60814. Disponível em: https://revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/60814. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos