ASPECTOS GEOAMBIENTAIS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA REGIÃO SUL DE TERESINA/PIAUÍ

Autores

  • Hikaro Kayo de Brito Nunes Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA) e Universidade Federal do Piauí (CMPP/UFPI)
  • Jorge Eduardo de Abreu Paula Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Maria Luzineide Gomes Paula Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.59288

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos geoambientais e os impactos socioambientais associados à expansão urbana da região Sul da cidade de Teresina/Piauí, subsidiando estudos para o planejamento ambiental e urbano. Metodologicamente, fez-se uso de leitura bibliográfica e teórico-conceitual, levantamento cartográfico e documental, verificação in loco, bem como técnicas de geoprocessamento e sensoriamento. Com base nos estudos foi verificado a variedade de interferências antrópicas, onde impactam as características geoambientais da área causando danos socioambientais à comunidade local. Os valores de uso, ocupação e cobertura da terra expressam essa pressão antrópica ao passo que, ao longo de 27 anos (1990-2017), a classe vegetação teve uma diminuição de 1.155,4ha e a classe áreas urbanas teve um aumento de 394,8ha e solo exposto aumentou 146,2ha. Os principais impactos identificados e relacionados à expansão urbana foram: esgoto e lixo a céu aberto, queimadas/fumaça, alagamento, desmatamento, geração de poeiras e ruídos além de ocupações irregulares e extração de recursos minerais. Dessa forma, considera-se que a área carece de estudos e ações acerca do planejamento urbano e ambiental de modo que propicie a mitigação dos impactos identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA) e Universidade Federal do Piauí (CMPP/UFPI)

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professor da Universidade Estadual do Maranhão e da (CESC/UEMA) e Universidade Federal do Piauí (CMPP/UFPI). Membro do Núcleo de Estudos de Geografia Física da UESPI (NEGEO) e do grupo Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação (GAAE/UFPI).

Jorge Eduardo de Abreu Paula, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutor em Ciências Marinhas Tropicais (LABOMAR/UFC), Mestre e Bacharel em Geografia (UECE). Líder do Núcleo de Estudos de Geografia Física da UESPI (NEGEO) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Maria Luzineide Gomes Paula, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutora em Geografia (UFPE), Mestra e Bacharela em Geografia (UECE). Líder do Núcleo de Estudos de Geografia Física da UESPI (NEGEO) e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)  

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-05

Como Citar

DE BRITO NUNES, Hikaro Kayo; DE ABREU PAULA, Jorge Eduardo; GOMES PAULA, Maria Luzineide. ASPECTOS GEOAMBIENTAIS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA REGIÃO SUL DE TERESINA/PIAUÍ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 37, p. 216–237, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi37.59288. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/59288. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos