GEODIVERSIDADE, GEOSSÍTIOS E GEOCONSERVAÇÃO NO POVOADO SACO MONTE BELO, MUNICÍPIO DE PIRACURUCA (PI)

Autores

  • Marineldo de Brito Lima Secretária de Estado da Educação do Piauí - SEDUC
  • Mayara Jordana de Castro Sousa Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais
  • Jéssica Karollayne Carvalho Nascimento Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais
  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi36.57491

Resumo

O semiárido do Nordeste do Brasil (NEB) apresenta exuberantes paisagens e que demandam realização de estudos para conhecimento de suas feições e dinâmica, como forma de promover ações de geoconservação. Nesse sentido, o presente estudo buscou identificar e caracterizar área com relevante Geodiversidade e potencial uso para o geoturismo, bem como mensurar o seu Valor Turístico (Vtur) no setor Sudoeste do município de Piracuruca, localizado no Norte do Estado do Piauí. Para tal fim, utilizou-se trabalho de campo associado ao uso de arquivos cartográficos e instrumentos técnicos para realização do estudo. O afloramento rochoso na localidade Caldeirão situa-se sobre os arenitos da Formação Cabeças e tem como principal característica as feições de relevo ruiniforme. Destaca-se a ocorrência de outros elementos, a saber: poligonação, com variadas formas geométricas; processo de oxidação; presença de túneis anastomosados, de diâmetros variados; formação de marmitas de dissolução, distribuídas por diversos pontos e com várias profundidades e diâmetros; ocorrência de pináculos nos topos dos afloramentos rochosos; grafismos rupestres, que constituem relevantes testemunhos da história humana; cobertura vegetal ligada à Caatinga Arbustiva conservada. Fica evidente o grande potencial que o geossítio Caldeirão apresenta em relação ao geoturismo, particularmente o turismo sertanejo. Logo, o uso dessa área de forma econômica deve estar associado a estudos prévios para elaboração de planejamentos e identificação da capacidade de suporte do geossítio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG) e Revista Clóvis Moura de Humanidades (Universidade Estadual do Piauí - UESPI). Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em estudos sobre degradação/desertificação, bacias hidrográficas e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas sobre Degradação/Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas e Ensino de Ciências.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-01

Como Citar

LIMA, Marineldo de Brito; SOUSA, Mayara Jordana de Castro; NASCIMENTO, Jéssica Karollayne Carvalho; DOS SANTOS, Francílio de Amorim. GEODIVERSIDADE, GEOSSÍTIOS E GEOCONSERVAÇÃO NO POVOADO SACO MONTE BELO, MUNICÍPIO DE PIRACURUCA (PI). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 36, p. 104–121, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi36.57491. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/57491. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos