DIAGNÓSTICO DAS MATAS CILIARES URBANAS DE VOTUPORANGA/SP: LEVANTAMENTO DA VEGETAÇÃO EXÓTICA INVASORA

Autores

  • Amália Luiza Poiani Gomes Beraldi Universidade Brasil
  • Gisele Herbst Vazquez Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.57255

Resumo

Espécies vegetais exóticas invasoras são plantas introduzidas em um novo ambiente, que se adaptam e se estabelecem, passando a se reproduzir e exercer dominância, afastando ou extinguindo espécies nativas, ocasionando a perda da biodiversidade. O objetivo neste trabalho foi diagnosticar a situação das matas ciliares da sub-bacia do Marinheirinho em Votuporanga/SP, bem como identificar e quantificar as espécies exóticas e as exóticas invasoras arbóreas. Foram avaliadas 56 áreas amostrais de forma a abranger frações de matas ciliares de todos os córregos da sub-bacia do Marinheirinho em sua área urbana. Concluiu-se que todos os córregos se encontram assoreados, com a mata ciliar degradada devido a ocorrência de erosão, criação de equídeos, bovinos e suínos, plantio de hortaliças e frutíferas, resíduos sólidos e assentamentos indevidos. O estado de regeneração da vegetação é inicial em grande parte das áreas, sendo 47% das árvores com mais de 2 m de altura nativas, 9% exóticas e 44% invasoras, havendo também braquiária em muitas delas. Além disso, duas espécies exóticas, a leucena e o ipê-de-jardim, foram encontradas em 90% das áreas, caracterizando um quadro de invasão biológica e perda da biodiversidade, o que torna necessário a implantação de políticas públicas e a atuação dos órgãos competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália Luiza Poiani Gomes Beraldi, Universidade Brasil

Arquiteta, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil, Fernandópolis/SP

Gisele Herbst Vazquez, Universidade Brasil

Engenheira Agrônoma, Dra. em Agronomia, Profa. do curso de mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil, Fernandópolis/SP

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-15

Como Citar

BERALDI, Amália Luiza Poiani Gomes; VAZQUEZ, Gisele Herbst. DIAGNÓSTICO DAS MATAS CILIARES URBANAS DE VOTUPORANGA/SP: LEVANTAMENTO DA VEGETAÇÃO EXÓTICA INVASORA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 37, p. 282–303, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi37.57255. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/57255. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos