EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DAS LICENCIATURAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Laura Leite de Carvalho UFSCar Sorocaba
  • Ismail Barra Nova de Melo UFSCar Sorocaba
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-1870-7528

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.56007

Resumo

Neste trabalho, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os sete cursos de licenciatura da Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo (IES-SP) foram analisados com o propósito de verificar como a formação inicial de professores de um de seus campus lida com assuntos relacionados à sustentabilidade. Os resultados apontaram que, embora o PDI apresente os princípios da sustentabilidade como norteadores, o documento não qualifica tais princípios, tampouco apresenta propostas para que sejam colocados em prática. Além disso, dos sete cursos de licenciatura, somente três fazem referência à educação ambiental e sustentabilidade, ofertando uma disciplina específica. A partir da análise documental, portanto, não é possível afirmar que a IES-SP está totalmente alinhada com seus próprios princípios de sustentabilidade na formação de futuros professores comprometidos com a pesquisa e ensino em Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Leite de Carvalho, UFSCar Sorocaba

Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Ismail Barra Nova de Melo, UFSCar Sorocaba

Doutor em Geografia pela UNESP, Rio Claro. Diretor Geral da UFSCar, campus Sorocaba

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-16

Como Citar

DE CARVALHO, Laura Leite; DE MELO, Ismail Barra Nova; FORTUNATO, Ivan. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DAS LICENCIATURAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 35, p. 75–91, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i35.56007. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/56007. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos