PLATAFORMA WEB PARA FOTOINTERPRETAÇÃO DE IMAGENS PANORÂMICAS AÉREAS E TERRESTRES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.55817

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a criação de uma plataforma na rede mundial de computadores para o armazenamento e visualização de imagens panorâmicas aéreas e terrestres, pra fins de fotointerpretação. Dentre as opções de métodos de fotointerpretação têm-se a fotoleitura, fotoanálise e fotodedução e, dentre os elementos de fotointerpretação têm-se, por exemplo, o fator forma, cor, textura, tonalidade e contexto. Nesse escopo, as fotografias aéreas e terrestres foram obtidas em quantidades que permitissem a geração das imagens equirectangulares, que foram geradas mediante ao processamento das imagens originais no aplicativo computacional Autostitch. Na sequência, essas imagens foram carregadas em um servidor de hospedagem, local onde também foi armazenada a plataforma baseada no sistema de gerenciamento de conteúdo Wordpress. Utilizando o plugin Pannellum, as imagens panorâmicas puderam ser visualizadas no Wordpress e permanecer à disposição do público. Com as imagens disponíveis na plataforma, o que consequentemente gerou resultados, a plataforma se mostrou muito útil, já tendo sido utilizada em outros projetos de pesquisa para, por exemplo, a fotointerpretação dos indivíduos de um bosque dendrológico pertencente ao campus. Dessa forma, conclui-se que os resultados da pesquisa geraram informações que, mediante técnicas de fotointerpretação, podem complementar a disseminação de informações espaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Júnio da Silva Faustino, Instituto Federal Baiano campus Teixeira de Freitas

É Engenheiro Agrimensor (2009), mestrando em Engenharia Civil/Informações Espaciais, especialista em Gerenciamento de Projetos - PMI (2012) e Saneamento Ambiental (2013). Após a conclusão da graduação em 2009, atuou no setor privado até o ano de 2011, tendo passado, por exemplo, pela TOPOCART (Brasília-DF), onde atuou como Coordenador de Geodésia e Topografia em diversos projetos, dentre eles o mapeamento Aerofotogramétrico do Estado de São Paulo. Em 2011 entrou pra fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo atuado no Serviço Regional de Engenharia do COMAR VI, em Brasília-DF; no Serviço Regional de Patrimônio do COMAR III, no Rio de Janeiro-RJ; e, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAr, em Barbacena-MG. Na FAB merece destaque o seu envolvimento como responsável técnico nos Projetos de Zoneamento Civil-Militar do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) - Rio de Janeiro-RJ (Finalizado) e do Aeroporto de Barbacena-MG (Não finalizado). Atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Teixeira de Freitas-BA.

Referências

ALVES, William Pereira. Desenvolvendo de aplicações web com wordpress 4.8. 1ª ed. São José dos Campos: Editora Erica. 2018.

CRUZ, Olga. Alguns conhecimentos básicos para a fotointerpretação. In: AerofotoGeografia 25. São Paulo: IGEOG/USP, 1981.

MENESES, Paulo Roberto; ALMEIDA, Tati de (Org.). Introdução ao Processamento de imagens de sensoriamento remoto. Brasília: UNB/CNPq, 2012. 266 p.

NOVO, Evlyn M.L. de Moraes. Sensoriamento remoto princípios e aplicações. 2° ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.

SOARES, P. C.; FIORI, A. P. Lógica e Sistemática na Análise e Interpretação de Fotografias Aéreas em Geologia. Notícia Geomorfológica, Campinas, 1976.

SOARES FILHO, B. S. Curso de Especialização em Geoprocessamento. UFMG. Disponível em: http://www.csr.ufmg.br/geoprocessamento/publicacoes/intimagem.pdf. Acesso em 13/06/2018.

TURNER, David; MUÑOZ, Jesus. Para os filhos dos filhos de nossos filhos: uma visão da sociedade internet. São Paulo: Summus, 2002.

ZAIDAN, Ricardo T. Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto. Departamento de Geociências – UFJF. Parte 1. Disponível em http://www2.sorocaba.unesp.br/professor/robertow/arquivos_2009/SR%202009_1/Apostila%20F oto.pdf Acesso em 13/06/2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-26

Como Citar

FAUSTINO, Fábio Júnio da Silva; XAVIER, Tandara Ketlyn Degobi; FERREIRA, Alan Icaro Santos. PLATAFORMA WEB PARA FOTOINTERPRETAÇÃO DE IMAGENS PANORÂMICAS AÉREAS E TERRESTRES. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 35, p. 203–217, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i35.55817. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/55817. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos