ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS SEUS USOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JACUÍ/RS

Autores

  • Patrícia Ziani UFSM
  • Douglas Stefanello Facco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Maria Foleto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i30.52824

Resumo

Tendo em vista a preocupação e necessidade de estudos que auxiliem na proteção quali-quantitativa das águas, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento quali-quantitativos dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí/RS. Deste modo, esse trabalho pautou-se no levantamento de dados/informações referente aos aspectos quali-quantitativos dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí/RS. Para tanto, o mesmo foi estruturado da seguinte forma: abordagem qualitativa; técnicas de coleta de dados através de pesquisas bibliográficas, mapeamentos e trabalhos de campo; e análise descritiva e interpretativa dos resultados. Entre os resultados obtidos destaca-se: a área de estudo é eminentemente agrícola; a irrigação é o principal uso da água na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (76%); há presença de pivôs centrais de irrigação provocando pressão sobre os recursos hídricos e intensificação da aplicação de usos agroquímicos; e um dos principais desafios para a melhoria da qualidade das águas superficiais na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí é a redução do porte de efluentes domésticos sem tratamento e das demais cargas difusas originadas das áreas de lavoura. Espera-se, por meio deste estudo, contribuir no avanço das discussões e estudos que permeiam a proteção quali-quantitativa dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ziani, UFSM

Doutoranda em Geografia

Douglas Stefanello Facco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Geografia

Eliane Maria Foleto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora

Referências

ANA. Agência Nacional de Águas. Pivôs Centrais de Irrigação 2014.Disponível em<http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/main.home?uuid=e2d38e3f-5e62-41ad-87ab-990490841073>. Acesso em: 15 dez. 2016.

BRASIL. Câmara dos Deputados, Comissão de Meio Ambiente e DesenvolvimentoSustentável. Projeto de Lei nº 792, DE 2007. In: Apenso. Projeto de Lei nº 1.190, de2007. Autor: Deputado ANSELMO DE JESUS. 2007.

CHRISTOFOLETTI, A.. Geomorfologia Fluvial. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1981.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar/abril, 1995.

KFOURI, A.; FAVERO, F. Projeto Conservador das Águas Passo a Passo: Uma Descrição Didática sobre o Desenvolvimento da Primeira Experiência de Pagamento por uma Prefeitura Municipal no Brasil. Brasília, DF: The Nature Conservancy do Brasil, 2011. 60 p.

MEIER, M. A.; ZUCCO, E.; COSTA, F. da S. O planejamento dos recursos hídricos no Brasil e em Portugal. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2015, Brasília. Anais... Brasília, ABRH, 2015.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, v. 1, n.3, 2º sem., 1996. Disponível em< http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/15482/2195/artigo_sobre_pesquisa_qualitativa.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2016.

PAIVA, M.de F. A. A cobrança pelo uso da água como incentivo à redução dos níveis de poluição hídrica. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS. Anais... Foz do Iguaçu-PR, 2001.

RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. da. Planejamento e Gestão Ambiental: Subsídios da Geoecologia das Paisagens e da Teoria Geossistêmica. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa.3ª ed. McGraw-Hill, 2006.

SEMA. Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul. DRH (Departamento de Recursos Hídricos). Relatório síntese de elaboração de serviço de consultoria relativo ao processo de planejamento dos usos da água na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí - Etapas A e B. 2012.

____. Bacias Hidrográficas do RS. Disponível em: <http://www.sema.rs.gov.br/>. Acesso em: 6 jan. 2014.

ZIANI, P. FOLETO, E.M; Análise dos diferentes tipos de uso da terra nas Unidades de Planejamento e Gestão da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. In: PEREZ FILHO, A.; AMORIM, R. R. (org.). Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. Campinas: Instituto de Geociências – UNICAMP, 2017, p. 229 –240.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Como Citar

ZIANI, Patrícia; FACCO, Douglas Stefanello; FOLETO, Eliane Maria. ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS SEUS USOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JACUÍ/RS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 30, 2018. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i30.52824. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/52824. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos