“NOSSA FORMA DE PRODUZIR”: ESTUDO DE VARIEDADES CRIOULAS EM SÍTIOS CAMPONESES DE ORIZONA E VIANÓPOLIS – GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i28.45009

Resumo

A produção de sementes, mudas e raças crioulas está presente na realidade das Comunidades e dos grupos camponeses facilitando a (re)produção das famílias em seus sítios. É por meio das variedades crioulas que há o incremento da agrobiodiversidade; que são produzidos muitos dos alimentos que atendem às necessidades humanas e os elementos socioculturais das Comunidades; e que o conhecimento tradicional envolvido em seus sistemas de produção é preservado, atualizado e transmitido. Apresentamos um estudo sobre as variedades crioulas, suas formas de cultivo e criação nas Comunidades Taquaral e Santana, em Orizona e Vianópolis (GO). Ali constatamos a presença de dois grupos de variedades crioulas e a adoção de princípios agroecológicos, como o consorciamento produtivo, a sucessão de cultivos e o uso de corredores agroecológicos no processo produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

CUNHA, F.L. Sementes da paixão e as políticas públicas de distribuição de sementes na Paraíba. Dissertação (Mestrado). Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2013.

GERHARDT, T.G.;SILVEIRA, D.T. Método de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LEMES, K. C. Produção familiar e territorialidades: os desafios dos produtores rurais da comunidade Taquaral em Orizona (GO). Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás. Catalão, 2010.

MACHADO, A. T. Limites e potencialidades da pesquisa colaborativa com sementes crioulas entre grupos sociais produtores. In: NEDER, R. T.; COSTA, F. M. P (org). Ciência, tecnologia, sociedade (CTS) para a construção da agroecologia. Série 1. Cadernos Construção Social da Tecnologia, Universidade de Brasília, 2014.

MENDONÇA, M.R. Experiências agroecológicas em Goiás: o cultivo de sementes crioulas como estratégia de reprodução camponesa. In: MENDONÇA, M.R.(org). Agroecologia: práticas e saberes. 2 ed. Catalão: Gráfica Modelo, 2012, p.39-58.

NEAD, NÚCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DESENVOLVIMENTO RURAL. FERMENT, G., et. al (org) Coexistência : o caso do milho. Brasília: MDA, 2009.

NODARI, R. O.; GUERRA, M. P. A agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. Estudos avançados 29 (83), p 183-207, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00183.pdf>

PETERSEN, P., et. al. As sementes das espécies cultivadas são portadoras de mensagens genéticas e de mensagens culturais. Agriculturas, v.10 - n.1, 36-45, mar/2013.

RIBEIRO, D. D.; ASSUNÇÃO, H.F.; DIAS, M.S. Experiência com milho crioulo para diversificação produtiva e geração de renda em um assentamento no sudoeste de Goiás. In: FARIAS, M. F. L.; OLIVEIRA, E. R.; FAISTING, A. L. (org) Experiências interdisciplinares para a construção de conhecimentos solidários. Dourados: Ed. UFGD, 2013.

RIBEIRO, W. M. Sementes crioulas: Autonomia, identidade e diversidade dos grupos camponeses em Orizona e Vianópolis – GO. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Agronegócio, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2017.

SANTILLI, J. Agrobiodiversidade e direito dos agricultores. São Paulo: Peirópolis, 2009.

SHIVA, V. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia (tradução AZEVEDO, D. A.). São Paulo: Gaia, 2003.

WOORTMANN, E.F.; WOORTMANN, K. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura camponesa. 1 ed. Brasília-DF: Ed. UnB, 1997, v.1.192 p.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

RIBEIRO, D. D.; RIBEIRO, W. M. “NOSSA FORMA DE PRODUZIR”: ESTUDO DE VARIEDADES CRIOULAS EM SÍTIOS CAMPONESES DE ORIZONA E VIANÓPOLIS – GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 28, 2017. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i28.45009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/45009. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos