AVALIAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SOBRE CONDIÇÕES DE COBERTURA POR CERRADO E PASTAGEM

Autores

  • Daiane Ferreira Batista Universidade Federal de Goiás
  • Flávio Alves de Sousa Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i25.35332

Resumo

A condutividade hidráulica está diretamente associada aos processos de formaçãodo solo, bem como ao uso da terra, deste modo, o presente trabalho teve por principal objetivodiagnosticar como as coberturas vegetais (cerrado e pastagem), interferem na intensidade dacondutividade hidráulica do solo, e para isso, foram determinados dois pontos de coleta sendoum em pastagem e outro em cerrado, ambos pertencendo à mesma classe de solo (LatossoloBruno muito-escuro). Para o experimento superficial utilizou-se o método dos anéisconcêntricos de acordo com a proposta de Sousa (2013), e o método open end hole parainfiltração em sub-superfície (50 cm), conforme Almeida et al., (2006). Os dados foramcomparados com a granulometria do solo e a umidade gravimétrica, realizadas em laboratório.Utilizou-se ainda um teste de hipótese entre as médias de cada parâmetro analisado, pois issoajuda a entender se há ou não diferença entre eles e se os solos foram modificados pelo tipode uso. De acordo com resultados obtidos chegou-se a seguinte conclusão: As médias decondutividade hidráulica, granulometria e umidade do solo não sofreram alterações em funçãodo tipo de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Ferreira Batista, Universidade Federal de Goiás

Possuo graduação pela Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitaria de Iporá em Licenciatura em Geografia (2014). Atualmente mestranda em Geografia na área de organização do espaço nos domínios do Cerrado, pela Universidade Federal de Goiás, regional de Jataí.

Flávio Alves de Sousa, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Geografia. Docente do curso de Geografia - Campus Iporá da UEG

Referências

ALMEIDA, L. de; RESENDE, L.; RODRIGUES, A. P.; CAMPOS, J. E. G. Hidrogeologia do estado de Goiás e Distrito Federal. Série geologia e Mineração nº 1. Goiânia-GO: Secretaria da Indústria e Comércio SIC, 2006.

ALVES, E.; D.; BIUDES, M.; S.; Variabilidade temporal da precipitação em Iporá, Go – um estudo climatológico. Revista Ciências do Ambiente On-Line agosto, Volume 4, Número 2, 2008.

ALVES, E. D. L; SPECIAN, Valdir. Caracterização do Balanço Hídrico e Clima do Município de Iporá (GO). In: 1° Encontro de Divulgação da Produção Científica do Oeste de Goiás. p. 1 – 22. Disponível em meio digital (CD Room), 2008.

BERTONE, J. & LOMBARDI, NETO, F. Conservação Do Solo. Piracicaba, Livro Ceres, 1990. p. 355.

CAMPOS, J. E & SOUZA, Maurício Teixeira. O papel dos regolitos nos processos de recarga de aqüíferos do Distrito Federal. Ouro Preto/MG: Rev. Esc. Minas vol.54 n.3. Ouro Preto Jul/Sep 2001.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solos. 2. ed. rev. atual. Rio de Janeiro, 1997.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília: Embrapa produção de informação, 1999.

FREUND, J E & SIMON, N.G.A. Estatística aplicada: economia, administrativa e contabilidade. Tradução de Alfredo Alves de Farias. 9 ed. Porto Alegre: Biikman, 2000.

GASPAR, M. T. P.; CAMPOS, J. E. G.; CADAMURO, A. L. M.; Condições de infiltração em solos na região de recarga do sistema aqüífero Urucuia no oeste da Bahia sob diferentes condições de usos. Revista Brasileira de Geociências, volume 37 (3), 2007.

KIEHL,E.J. Manual de edafologia: relações solo-planeta. São Paulo: Agronômica Ceres, 1979. 262p.

MACIEL NETO, A.; ANTONINO, A. C. D.; AUDRY, P.; CARNIRO, C. J. G.;

DALL’OLIO, A. Condutividade hidráulica não saturada de um podzolico amarelo da zona da mata norte de Pernambuco. Pesquisa agropecuária brasileira, Brasília, v.35, n.6, p.1221-1228, 2000.

PAIVA, G., P.; Estimativa Da Recarga Em Uma Unidade Detrítica De Uma Micro-Bacia Do Rio Piranga (Mg). Tese: universidade Federal de Viçosa, Maio de 2006.

PANACHUKI, E. Infiltração de água no solo e erosão hídrica, sob Chuva simulada, em sistema de integração agricultura-pecuária. Dissertação de mestrado – MS: UFMT. Programa de pós graduação em Agronomia, 2003.

PINHEIRO, A.; TEIXEIRA, L. P.; KAUFMANN, V. Capacidade de infiltração de água em solo sob diferentes usos e práticas de manejo agrícola. Revista Ambiental e água, Taubaté, v.4, n. 2, p. 188-199, 2009.

ROSS, J. L. S.; Analise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. FFLCH/USP 1993, p.63-74.

SOUSA, F. A. de. A contribuição dos solos originados sobre granitos e rochas alcalinas na condutividade hidráulica, na recarga do lençol freático e na suscetibilidade erosiva – um estudo de caso na alta bacia hidrográfica do rio dos bois em iporá-GO. (Tese de doutorado). Uberlândia: UFU. Programa de Pós-graduação em Geografia. IG, 2013.

TRICART, J. – Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE/SUPRREN, 1977. VILELA, S. M., MATOOS, A., Hidrologia Aplicada, Editora Mc-Graw-Hill do Brasil, São Paulo, 1975, 273p.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

BATISTA, Daiane Ferreira; SOUSA, Flávio Alves de. AVALIAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SOBRE CONDIÇÕES DE COBERTURA POR CERRADO E PASTAGEM. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 25, 2015. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i25.35332. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/35332. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos