Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não foi publicado em evento científico; caso contrário, deve-se justificar em ";;;;;;Comentários ao Editor";;;;;;.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço  1½; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • É essencial incluir, na seção de comentários ao editor, nomes, instituição e endereços de e-mail de pelo menos três possíveis revisores para o seu manuscrito. Os revisores não devem pertencer à instituição de trabalho de nenhum dos autores, deve ser especialistas na área do artigo proposto, preferencialmente ser doutor e não deve possuir nenhum publicação com os autores nos últimos 3 anos.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

- Os autores deverão esforçar-se para apresentar textos com o mínimo de 08 e o máximo de 20 páginas.

-  Todo material enviado para publicação deverá ser digitado em Word 6.0 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1½ , e numeração das páginas no canto inferior a direita.

- A Configuração da página deve ser em tamanho A4 com as seguintes margens para configuração: superior: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm; esquerda: 3,0 cm; direita: 2,0 cm.

- Os autores não devem inserir o nome no artigo a ser avaliado, somente devem inserir o nome de todos os autores no metadados da revista.

 

Cada artigo podera conter no máximo 4 autores.

- Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição de vínculo, endereço postal, telefone, fax e e-mail,  incluir também o código ORCID.

- Após aprovação devera constar no artigo, nome do autor, instituição, email, orcid.

Cada original deve conter:

- O título do trabalho, deve ser em negrito com letras maiúsculas e aparecer centralizado em Times New Roman, tamanho ";;;;12";;;;

- Além do texto principal, deverão ser encaminhados Resumo, abstract, Resumé ou Resumen, com 200 palavras no máximo, em um só parágrafo. Título em inglês, francês ou Espanhol, Palavras-chave (até 3) em português, inglês francês ou Espanhol. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

- As figuras e tabelas devem apresentar títulos e legendas em português e opcionalmente em Espanhol ou Inglês com números na forma arábica. Como denominação de figuras incluem-se gráficos, mapas, fotografias e similares, o formato das mesma deve ser JPEG ou GIF. O titulo da figura e tabelas devem ser inserida na parte superior.

- A bibliografia que deverá aparecer completa ao final do artigo, ordenada alfabeticamente e por autor, em ordem cronológica e indicar DOi dos artigos utiizados. As referência bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT 6023/2002, 10520/2002 e 14724/2011 preferencialmente.

- Todas as citações incluídas no texto referente ao artigo a ser publicado, devem obrigatoriamente constar nas referências, incluindo-se o DOI do artigo utiizado.

- Letras maiúsculas, em negrito, serão utilizadas somente para o título do artigo e para os sobrenomes dos autores na citação e referência bibliográfica.

- A letras em itálico serão utilizadas para os títulos das subdivisões de primeiro nível do artigo, e para os títulos dos artigos citados nas referências bibliográficas.

- O texto dos artigos, uma vez publicados, não serão modificados de forma alguma.

- No texto deverão constar, além da introdução, os materiais e as metodologias utilizadas na pesquisa, assim como revisão bibliográfica (fundamentação teórica), os resultados e discussão dos dados e conclusões.

- Todos os artigos devem apresentar no mínimo 8 citações recentes (últimos 5 anos).

Orientações para resumos

Os resumos e titulo do artigo devem ser traduzidos para o inglês, e para uma segunda língua estrangeira que pode ser o espanhol ou francês.  Devem ser encaminhadas as declarações de tradução dos resumos emitidas pelos tradutores com comprovada experiência. O resumo deve conter o objetivo da pesquisa, metodologia, resultados e conclusões, não deve exceder 200 palavras.

Declaração de Direito Autoral

Os autores não serão remunerados pela publicação dos artigos científicos, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor do periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

 Este periódico não cobra taxas para submissão e processamento de artigos.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.