Expectativas dos alunos do curso de enfermagem acerca da disciplina de Enfermagem Neonatológica

Autores

  • Maria Isabel Ruiz Beretta Universidade Federal de São Carlos
  • Silvia Helena Zem Mascarenhas Universidade Federal de São Carlos
  • Giselle Dupas Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46621

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Neonatologia, Recém-nascido, Estudantes de enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivos verificar as expectativas dos alunos quanto a: concepções sobre o Recém-nascido (RN), o que esperavam da disciplina de Enfermagem Neonatológica e, a visão que tinham da família do RN. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que foi desenvolvido com 33 alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no segundo semestre de 2007. Os resultados mostraram que as expectativas dos alunos, quanto à disciplina de Enfermagem Neonatológica, são de apreensão quando esses visualizam a fragilidade do RN e as dificuldades no manejo dos cuidados. Neste sentido, a figura do professor surge como a de um profissional que pode contribuir para que as dificuldades minimizem ou mesmo desapareçam. Também foi apontada a família como tendo um papel fundamental no atendimento ao RN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Ruiz Beretta, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. E-mail: dmirb@.ufscar.br

Silvia Helena Zem Mascarenhas, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. E-mail: silviazem@ufscar.br

Giselle Dupas, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. E-mail: gdupas@ufscar.br

Downloads

Publicado

04/05/2017

Edição

Seção

Artigo Original