Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef <p>A revista Pensar a Prática, baseada na perspectiva do debate plural e interdisciplinar na produção do conhecimento científico, publica artigos pertinentes ao campo acadêmico-científico da Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, em seus aspectos pedagógicos, históricos, socioculturais e filosóficos. Para mais informações, acesse <a href="https://www.revistas.ufg.br/fef/about" target="_blank" rel="noopener">Sobre a revista</a>.<br />- ISSN: 1980-6183<br />- Ano de criação: 1998<br />- Qualis: B2 (quadriênio 2017-2020)<br />- Revista vinculada à <a href="https://fefd.ufg.br/" target="_blank" rel="noopener">Faculdade de Educação Física e Dança da UFG</a>.<br />- <a href="https://www.revistas.ufg.br/fef/about/contact" target="_blank" rel="noopener">Contato</a></p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>1. 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O objetivo deste estudo é descrever o potencial de ações de saúde mental na praia, em especial o trabalho com práticas corporais, a partir da desinstitucionalização como perspectiva de cuidado. Este relato permite apontar que há desafios no sentido de superar o ato que implica a saída da instituição, marcada ainda por um tempo controlado e uma cultura manicomial, em direção a um processo de desinstitucionalização.</p> Heitor Martins Pasquim, Thales Lopes Anhas, Thais Santana de Araújo, Alfredo Villa de Siqueira Leite Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80085 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Atividade física no tempo livre está associada com a saúde mental e a percepção de qualidade de vida de usuários da APS https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81787 <p>Apresenta-se, aqui, um estudo transversal com 230 adultos que responderam questionários referentes à saúde mental, à qualidade de vida (QV) e à prática de atividade física. Foram utilizados modelos de regressão logística binomial simples e múltipla para o desfecho: atividade física tempo livre ≥150minutos/semana. A classificação inativo no tempo livre apresentou maiores chances de indicação de risco para depressão (OR= 3,49; IC95%= 1,54; 7,89), ansiedade (OR= 2,11; IC95%= 1,04; 4,27) e, também, menor pontuação em todos os domínios da QV. Esses achados reforçam a importância da promoção da atividade física como estratégia de saúde pública associada à saúde mental e percepção da QV.</p> <p> </p> João Luiz Andrella, Elisangela Aparecida da Silva Lizzi, Gabriel Peinado Costa, Inaian Pignatti Teixeira, Javier Brazo-Sayavera, Átila Alexandre Trapé Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81787 Wed, 13 Aug 2025 00:00:00 -0300 Imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar: um estudo com estudantes do Ensino Médio https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78837 <p>O estudo objetivou analisar o grau de distorção da imagem corporal de adolescentes e a sua correlação com a participação nas aulas de Educação Física das escolas estaduais de tempo integral no município de Caruaru-PE. Trata-se de um estudo descritivo com delineamento transversal e abordagem quantitativa, em que participaram 74 estudantes de ensino médio de três escolas de tempo integral de Caruaru-PE. A coleta de dados ocorreu por meio de dois questionários, um deles com 20 perguntas baseadas na prática de Educação Física na escola, e o Body Shape Questionnaire (BSQ). A partir dos resultados encontrados, concluiu-se que a maioria (52,7%) apresentou algum grau de distorção da imagem corporal. Não houve correlação entre a imagem corporal e a participação nas aulas de Educação Física.</p> Natalia Maria Ferreira Santana, Maria Eduarda Ferreira da Conceição, Esther Santos Mendes, Ana Paula Rodrigues Figueroa, Viviane Maria Moraes de Oliveira Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78837 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 Proposta de tematização das lutas corporais no Ensino Médio: a história da civilização humana https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80615 <p>Nas lutas na Educação Física escolar, têm sido estuda das de forma recorrente a formação deficitária e a falta de contato com a luta anteriormente ao Ensino Superior, como justificativa de os docentes não desenvolverem esta unidade temática. O objetivo deste estudo foi descrever um plano de curso (PC) da unidade temática de lutas, seguindo uma contextualização cronológica do processo de evolução da civilização humana, dos povos originários à esportivização das lutas. Através de uma revisão da literatura sobre o conteúdo de lutas na Educação Física escolar, reunimos informações para construir o PC e aplicá-lo ao Ensino Médio. Por tratar-se de um relato de experiência, verificamos que a opção por tematizar as lutas de forma cronológica aos acontecimentos da história da civilização deu mais sentido e significado aos estudantes que aderiram a prática e se mostraram interessados e participativos em todas as aulas.</p> Gabriela Conceição de Souza, Juliana de Jesus Pinheiro Peres Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80615 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Disputas políticas por significação da educação física na BNCC: a busca por legitimação https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81519 <p>Este artigo analisa as disputas políticas e as demandas do povo disciplinar da Educação Física (EF) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das contribuições teóricas de Laclau e Mouffe (1987). É possível notar que a BNCC reconhece a importância do caráter lúdico nas práticas corporais e do movimento humano na cultura do movimento. Além disso, incorpora a prática corporal de aventura ao currículo e atende à demanda por uma organização progressiva e sistematizada do conhecimento. Em conclusão, entende-se que, embora algumas demandas tenham sido atendidas, outras foram ajustadas ou deixadas de lado, refletindo às tensões e negociações no processo de construção do currículo da EF e, consequentemente, de sua identidade.</p> Guibison da Silva Cruz, Hugo Heleno Camilo Costa Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81519 Fri, 01 Aug 2025 00:00:00 -0300 ENEM e a temática de gênero entre 2020-2023: avanços num cenário de censura e vigilância https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80172 <p>O estudo analisou itens sobre gênero e sexualidade no caderno de Linguagens do ENEM, relacionadas à Educação Física, entre 2020-2023. O corpus documental se constituiu de 8 cadernos de Linguagens, aplicados no ENEM, nas três versões da prova. A análise organizou-se na leitura crítica dos cadernos, identificação dos itens de Educação Física; identificação de itens que tematizaram gênero e sexualidade e análise do conteúdo dos itens. Identificamos 39 itens, dentre os quais 11 abordaram gênero e sexualidade. Construímos 5 categorias: mulheres em modalidades de reserva masculina, desigualdades de gênero no esporte, mas culinidades, sexualidade e feminilidade normativa. Conclui-se que houve avanços na visibilidade dos temas gênero e sexualidade nos itens de Educação Física do ENEM.</p> Fabiano Pries Devide, Mariana Claveria Lobo Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80172 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Características para especialização do goleiro de handebol: indicadores a partir do discurso de treinadores brasileiros da categoria sub-16 https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81225 <p>Estudos envolvendo goleiros de handebol foram realizados com atletas adultos (masculinos) e profissionais, mas ao se tratar de especialização há diferenças no processo de formação esportiva de jovens jogadores. Este estudo identificou as características para a especialização do goleiro de handebol a partir da opinião de treinadores da categoria sub-16. Dezenove treinadores de equipes masculinas e/ou femininas foram entrevistados. Os depoimentos foram analisados com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os cinco DSC destacaram, entre outros, o desenvolvimento da técnica específica a partir de um repertório motor variado junto à tomada de decisão, como características a serem enfatizadas durante a especialização, com vistas à compreensão e ao prazer pelo jogo.</p> Felipe Modolo, Rafael Pombo Menezes Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81225 Tue, 08 Apr 2025 00:00:00 -0300 Perspectiva de treinadores sobre o ensino do handebol feminino em projetos de contraturno das escolas de Manaus/AM https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81573 <p>Este estudo buscou compreender a organização do processo de ensino do handebol feminino em projetos de contra-turno, em escolas de Manaus, a partir da percepção dos treinadores. Obtidos a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, os resultados da pesquisa evidenciaram uma predominância de exercícios técnicos e estratégicos, com menor atenção a conteúdos táticos e socioeducativos. Apesar de declararem a adoção do princípio global-funcional e analítico-sintético em diferentes momentos do treino, as práticas descritas refletiram majoritariamente abordagens tradicionais. O treinamento juvenil apresentou maior especialização, enquanto as categorias menores foram conduzidas com uma abordagem mais lúdica. Espera-se que os achados contribuam para o aprofundamento das discussões sobre o ensino do handebol.</p> Angélica Maria Pinto Fontes, Riller Silva Reverdito, Lucas Leonardo, Felipe Canan Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81573 Wed, 02 Jul 2025 00:00:00 -0300 Desafios docentes nas aulas de Educação Física: relações étnico-raciais e práticas lúdicas https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80200 <p>São várias as questões que a escola enfrenta na vivência de seu cotidiano para cumprir a tarefa de educar. Entre elas estão os preconceitos e as discriminações étnico-raciais. Investigar como os professores de Educação Física lidam com essas temáticas em suas aulas e em que medida a presença lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental incluem e retratam a diversidade étnico-racial, foi o objetivo dessa investigação. A metodologia contou com observação de campo e entrevistas. Os achados apontam para a grande utilização de atividades lúdicas, entretanto indicam um cenário de silenciamento nas discussões que envolvem as temáticas étnicos-raciais. Constatou-se que as limitações no trato dessas questões esbarram nas formações acadêmicas, mas não apenas.</p> Manuele Alexandrina Lima, Denise Falcão Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80200 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Focos temáticos das pesquisas sobre ‘aventura’ na Educação Física brasileira https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81090 <p>O artigo buscou identificar os focos temáticos das produções científicas com os termos “Práticas corporais de aventura”, “Esportes de aventura” e “Atividades físicas de aventura”. Realizou-se um estudo de revisão mediante consulta ao Portal de Periódicos CAPES e revistas da Educação Física brasileira com o recorte temporal de 2013 a 2023. A busca foi realizada com os respectivos termos nos metadados: título, resumo e palavras-chave. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram a prevalência do foco temático Educação e do termo “Práticas corporais de aventura” nas pesquisas analisadas. Concluímos que as produções sobre essa temática apresentam um crescimento e concentram suas pesquisas na educação escolar em seus diferentes níveis e etapas.</p> Alexandre Magno Guimarães, Humberto Luís de Deus Inácio, Ari Lazzarotti Filho Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81090 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Práticas dos profissionais de Educação Física na atenção psicossocial em saúde mental https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79866 <p>Este trabalho teve como objetivo analisar quais e como são as práticas corporais que os profissionais de Educação Física desenvolvem na atenção psicossocial em saúde mental, por meio de uma revisão sistemática integrativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Scielo, PUBMED, Portal de Periódicos CAPES e BVS, entre 2013 até março de 2024, por meio das palavras-chaves educação física e atenção psicossocial; educação física e CAPS; práticas corporais e atenção psicossocial. Foram encontrados 16 artigos que se enquadram nos critérios de inclusão. Os estudos evidenciam as potencialidades da prática do profissional da educação física no processo de reabilitação psicossocial, bem como na promoção em saúde mental.</p> Luiz Fernando Lima Machado, Flávia Gonçalves da Silva Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79866 Tue, 08 Apr 2025 00:00:00 -0300 O Desenvolvimento do Paradesporto no Brasil: uma revisão integrativa https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80791 <p>O artigo tem como objeto analisar o desenvolvimento do paradesporto no Brasil a partir de uma revisão integrativa, uma vez que uma pesquisa voltada ao desenvolvimento do paradesporto é de extrema importância tanto em relação às produções acadêmicas na área como para a visibilidade das questões relacionadas à participação da pessoa com deficiência no esporte. Para responder à questão proposta, utilizou-se as plataformas: Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Tivemos como amostra 14 trabalhos. A partir da análise do material encontrado foi possível identificar que o desenvolvimento do paradesporto está relacionado a três fatores, que denominamos no texto como facilitadores, barreiras e programas.</p> Themis Cristina Mesquita Soares, Maria do Desterro Ciriaco de Souza, Sara Taciana Firmino Bezerra Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80791 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Trocando ideias sobre danças urbanas na Educação Física escolar https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77834 <p>O artigo apresenta reflexões sobre a inserção das Danças Urbanas como conteúdo da Educação Física escolar, reconhecendo sua ampla popularidade entre a juventude e sua relação com a cultura Hip-Hop. Tem como objetivos: reconhecer as Danças Urbanas em sua historicidade no contexto sociopolítico; mapear e analisar as produções sobre Danças Urbanas no Brasil e discutir suas relações com a Educação Física. Trata-se de uma revisão bibliográfica, mapeando estudos que foram categorizados em cinco temáticas. Identificamos que a área possui uma tímida aproximação com as Danças Urbanas, tematizando desde a formação inicial até a prática pedagógica.</p> João Victor Cruz Beija, Adriana Martins Correia, Lívia Tenorio Brasileiro Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77834 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Resenha do livro “Corpo e práticas corporais nas academias de ginástica” https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81326 Quefren Weld Cardozo Nogueira Copyright (c) 2025 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81326 Wed, 02 Jul 2025 00:00:00 -0300