https://revistas.ufg.br/fef/issue/feedPensar a Prática2024-04-17T18:39:57-03:00Revista Pensar a Práticapensarapratica@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Pensar a Prática, baseada na perspectiva do debate plural e interdisciplinar na produção do conhecimento científico, publica artigos pertinentes ao campo acadêmico-científico da Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, em seus aspectos pedagógicos, históricos, socioculturais e filosóficos. Para mais informações, acesse <a href="https://www.revistas.ufg.br/fef/about" target="_blank" rel="noopener">Sobre a revista</a>.<br />- ISSN: 1980-6183<br />- Ano de criação: 1998<br />- Qualis: B2 (quadriênio 2017-2020)<br />- Revista vinculada à <a href="https://fefd.ufg.br/" target="_blank" rel="noopener">Faculdade de Educação Física e Dança da UFG</a>.<br />- <a href="https://www.revistas.ufg.br/fef/about/contact" target="_blank" rel="noopener">Contato</a></p>https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74934Percepção dos alunos do ensino médio em relação a uma proposta de ensino das lutas nas aulas de Educação Física2023-04-25T09:22:35-03:00Gabrielly Elisa Arndt Fritschigabrielly_mar@hotmail.comArestides Pereira da Silva Júniorarestidesjunior2000@yahoo.com.brDaiana Machadodaiana-agape@hotmail.comGabriela Simone Harnischagaby_@hotmail.com<p>O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio em relação às lutas enquanto unidade temática nas aulas de Educação Física. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como de natureza aplicada, do tipo descritiva, com a participação de 17 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro referente ao desenvolvimento de uma intervenção pedagógica do conteúdo de lutas, e o segundo a partir da aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que 82% dos participantes usufruíram de uma prática positiva e prazerosa e 94% dos participantes afirmaram ausência de violência. Assim, compreende-se que as lutas na escola se configuram como um mediador na transformação das apreciações de concepções pelos participantes</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/77638EXERCISE ADDICTION: A COMPARISON BETWEEN RUNNERS, CYCLISTS, SWIMMERS, AND TRIATHLETES2023-12-15T19:05:04-03:00Vitor Hugo Ferminanofermiano1921@gmail.comCecília Segabinazi Pesericoceciliapeserico@gmail.comEmanuele Marie Teramoto Caposseemanuelecaposse@hotmail.comFabiana Andrade Machadofamachado_uem@hotmail.com<p>O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar a dependência ao exercício (DE) entre corredores, ciclistas, nadadores e triatletas. Participaram do estudo 39 corredores, 32 ciclistas, 30 nadadores e 38 triatletas. As escalas <em>Exercise Dependence Scale </em>(EDS) e <em>Exercise Addiction Inventory</em> (EAI) foram usadas para a avaliação da DE e classificaram os participantes em três categorias: em risco de DE, não dependente sintomático e não dependente assintomático. A maioria dos participantes foram classificadas como não dependentes sintomáticos para DE. O escore da EDS foi significativamente menor nos nadadores comparado aos ciclistas e triatletas e o escore total da EAI foi significantemente maior nos ciclistas comparado aos corredores. Portanto, em ambos os instrumentos, a maioria dos participantes foi não dependente sintomático para DE.</p>2024-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/75796ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM GINÁSTICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL: 2023-06-29T11:52:27-03:00Daniela Bento-Soaresdanibsoares@hotmail.comBruna Loccibrunalocci@gmail.comMaria Gabriela Fuga Gonçalves Domingosmariagfuga@gmail.comMarco Antonio Coelho Bortoletobortoleto@fef.unicamp.brLaurita Marconi Schiavonlauritas@unicamp.br<p>Essa pesquisa visou caracterizar os/as 31 docentes que atuam com Ginástica em 20 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Sul do Brasil, com a realização de análise documental de seus Currículos Lattes e de informações disponibilizadas pelas IES e outros documentos públicos. Foi constatada grande atuação de docentes não-especialistas, que tematizam principalmente as ginásticas competitivas em suas atuações no Ensino. As publicações sobre Ginástica parecem ser ainda incipientes, com poucas orientações de pesquisas científicas, assim como as ações extensionistas (eventos científicos e esportivos/culturais). A situação parece ser reflexo do esforço pessoal de certos/as docentes e da ainda pequena aproximação de outros/as com a área.</p>2024-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/75106Da hospitalização para a prática corporal: análise qualitativa das vivências no projeto Respirar no Amazonas2023-03-07T10:55:47-03:00Vinícius Cunha de Souzacunhavinicius04@gmail.comLuany Silva Pontesluanysilvasp@gmail.comIngrind da Cruz Bentoingridbento.personal@gmail.comMatheus Câmara Monteiromcm_monteiro@hotmail.comNeibe da Silva Araújo Juniorneibearaujori@gmail.comMarcelo da Silva Marquesmdsmarques@uea.edu.br<p>A pandemia do coronavírus (covid-19) desencadeou uma avalanche de incessantes tentativas em busca por soluções para os diferentes desafios relacionados à saúde. Neste cenário, políticas públicas voltadas para auxiliar a população como o Projeto Respirar foram fundamentais para recuperar a funcionalidade cardiorrespiratória e física de pacientes. O objetivo deste estudo é apresentar as experiências de um grupo de ex-pacientes, e agora usuários do Projeto Respirar, desde a alta hospitalar até a alta ao final do projeto. A coleta de dados incluiua realização de dois Grupos Focais. Os usuários relataram sentir muitos medos e incertezas no início da pandemia, contudo, após o ingresso no Projeto Respirar, mudanças aconteceram nas suas percepções de saúde, em seus comportamentos e hábitos.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/77110Pensando a prática no futebol de mulheres: a parceria entre Athletico Paranaense e Foz Cataratas (2019)2023-09-05T09:36:58-03:00Marcela Caroline Pereiramarcela.91pereira@gmail.comEdina Schimanskiedinaschi@gmail.com<p>Este texto objetiva analisar as condições para atuação futebolística das mulheres jogadoras da equipe Foz Cataratas após a associação realizada com o clube Athletico Paranaense em 2019. Para tanto optou-se por um estudo de caso realizado através de observações e entrevista semiestruturada aplicadas à quatorze jogadoras e ao dirigente. As narrativas foram analisadas com base na metodologia denominada Análise de Conteúdo (Bardim, 1979). Verificou-se que as ações fomentadas pelas entidades futebolísticas impactaram positivamente ao trazer oportunidades para um número maior de mulheres, mas não garantiu melhorias nas condições de atuação das jogadoras e não remeteu a profissionalização no futebol de mulheres, especialmente para equipes com baixo capital simbólico, localizadas fora dos centros futebolísticos.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/73421O papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na perspectiva de professores atuantes no ensino superior2023-05-13T04:28:21-03:00Jairo Antônio Paixãojairopaixao@ufv.brAugusto Fernandes Condéaugusto.conde@ufv.brMaria Teresa Sudário Rochamaria.rocha@unipaclafaiete.edu.brYasmin Cristina Souza da Silvayasmin.souza@ufv.br<p>O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa com viés exploratório descritivo, cujo objetfoi analisar a percepção de 22 professores de Educação Física (18 homens e 04 mulheres), atuantes no magistério superior, sobre o papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil. Foi utilizada versão adaptada do Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire. A análise dos dados deu-se a partir das seguintes categorias: percepção da obesidade juvenil, papel da escola e papel da Educação Física permitiu inferir que os professores percebem a escola como um espaço potencial para a promoção de ações, como a oferta de disciplinas curriculares voltadas ao controle do peso corporal. Contudo, tanto a escola, quanto o professor e sua práxis nas aulas de Educação Física não devem restringir as intervenções de forma circunscrita ao tratamento e controle da obesidade juvenil.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/76290A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA GRANDE VITÓRIA2023-07-10T21:37:52-03:00Anna Gonçalves Mirandaannamiranda2@hotmail.comLígia Ribeiro e Silva Gomesligiarsgomes@hotmail.comFelipe Quintão de Almeidafqalmeida@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Pesquisa qualitativa que tomou como proposição investigar a implementação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Como estratégia metodológica foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas com três profissionais (servidoras públicas) que atuam neste contexto: uma professora de Educação Física, uma psicóloga e uma assistente social. Foi identificado que boa parte das PIC são oferecidas na capital, deixando os outros municípios desfalcados. Sobre esses serviços, as profissionais afirmam existirem barreiras como o preconceito, a descrença e a falta de legitimidade das PIC, os quais dificultam tanto a atuação profissional, quanto a busca dos usuários por esses tratamentos.</span></p>2024-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/76236RESENHA DO LIVRO “OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”2023-07-31T14:30:28-03:00Leys Eduardo dos Santos Soaresleyseduardo@hotmail.comRodrigo Wanderley de Sousa-Cruzrodrigosousacruz@gmail.com2024-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/76178Uma exaltação à Pedagogia da Rua: Resenha do livro “O jogo na escola: introdução à pedagogia da rua”2023-05-18T20:57:03-03:00Gabriel Orenga Sandovalg216386@dac.unicamp.brAlcides José Scagliaalcides.scaglia@gmail.com2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/73920A dança no processo terapêutico: trânsitos do universo de si para o autoconhecimento e libertação dos nódulos emocionais2023-02-13T11:49:26-03:00Alexandre Donizete Ferreiraalexandreferreira@ufg.brPaty Jaiapatyjaia@gmail.com<p>O ser humano é um ser que se constrói, apresenta e reverbera, no mínimo, em dois universos, que não são opostos; são complementares, e se pronunciam em relações multidirecionais, plurais e imbricadas em rizomas físicos, mentais, emocionais e espirituais. Somos seres individuais e coletivos, onde tecemos uma complexa trama relacional tanto no campo da razão quanto das emoções. No entanto, essas últimas são territórios muito, e quase sempre, negligenciados por nós. Nesse artigo, propomos trazer reflexões sobre nossos estados de desajustes emocionais e levando o olhar para a dança como potencialidades de se conhecer de forma mais verdadeira e honesta no intuito de repensarmos nosso conceito de saúde.</p>2024-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/76978Equidade na promoção das práticas corporais e atividades físicas no SUS: reflexões a partir do serviço de orientação ao exercício2023-09-13T11:33:37-03:00Leonardo Araújo Vieiralcaramuru@gmail.comVitor Loureiro da Silvavitorloureiro_ed.fisica@hotmail.comEmilly Martinelli Rossiemillyrossi@hotmail.comMaria Clara Grazziotti Louzadamaclaragrazzi@hotmail.comLucas Balbino Mazzinilucasmazzini16@gmail.comFabio Fortunato Brasil de Carvalho fabiofbcarvalho@gmail.com<p>A equidade é um dos princípios constitucionais e doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como da Política Nacional de Promoção da Saúde, principal marco das Práticas Corporais e Atividades Físicas (PCAF) no referido sistema. Considerando as desigualdades sociais gerais e as iniquidades em saúde, a equidade deve ser prioritária. Assim, o trabalho, de caráter ensaístico, teve como objetivo apresentar a experiência do Serviço de Orientação ao Exercício na operacionalização deste princípio. Foram abordados aspectos relacionados ao acesso, recursos, resultados e desafios para indicar possibilidades e caminhos para a efetivação da equidade na promoção das PCAF no SUS, visando o seu fortalecimento e qualificação como sistema de saúde universal, integral e equânime.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/76244Síndrome de Burnout um risco aos profissionais de educação física: uma revisão integrativa2023-06-27T22:20:10-03:00Rodrigo Flávio Mercês Brandãorodrigoflavio1@hotmail.comMárcia Cibele Andrade dos Santos Ferreiramarcia.andrade@mauriciodenassau.edu.brLuiz Eduardo Nunes Ferreiraluiz.enferreira@gmail.com<p>Objetivou-se identificar e analisar as características da síndrome de burnout em profissionais da educação física no Brasil. Foi realizada uma revisão integrativa, entre os meses de janeiro e julho de 2022, com buscas nos BVS/ Portal Bireme, Scielo, Lilacs, e Google Acadêmico. Foram identificados 10 estudos nos últimos 20 anos. A prevalência da síndrome de Burnout foi em média de 11,55%. Os estudos associam o esgotamento profissional a sobrecarga de trabalho, pluriemprego e remuneração inadequada. Desta forma, evidenciou-se os riscos aos quais essa classe profissional é exposta, ressaltando a importância de manter condições e ambientes de trabalhos adequados. Todavia, mais estudos sobre a síndrome de Burnout em profissionais da educação física devém ser conduzidos no Brasil.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/77696A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:2023-11-02T17:41:11-03:00Lucas Batista Rodrigues da Costalubaroc@ufg.brLuana Zanottoluanazanotto@ufg.br<p>Esse estudo objetiva mapear e analisar a produção científica em formato de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás sobre a Educação Infantil de 1996 a 2019. Por meio do Estado da Arte, foram identificadas as produções relacionadas à Educação Infantil. A categorização dos dados é sustentada pelo quadro teórico de Bracht <em>et al.</em> (2011) nas categorias Fundamentação e Intervenção. Os resultados indicam uma proeminência de estudos que buscam fundamentação teórica nas abordagens crítico/progressistas da Educação Física, bem como da investigação acerca da prática pedagógica da área na Educação Infantil na licenciatura. Observou-se um interesse crescente nos últimos anos pelo trato investigativo do tema na graduação analisada.</p>2024-06-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/74571Discursos midiáticos e o fenômeno da gordofobia: Teoria do Estado do Conhecimento2023-05-13T04:53:52-03:00JADISSON GOIS DA SILVAJADISSONSILVA92@GMAIL.COMCristiano Mezzarobacristiano_mezzaroba@yahoo.com.br<p>A gordofobia caracteriza-se pela discriminação e patologização do sujeito corpulento, ganhando intensidade pela veiculação midiática com discursos pautados nas ciências biomédicas que desconsideram individualidades e subjetividades. Este estudo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca desses discursos, entre 2002-2021, caracterizado como um estudo qualitativo do tipo Teoria do Estado do Conhecimento, com a busca nas bases de dados do SciELO (2 artigos); BDTD (3 dissertações e 1 tese) e OASISBR (2 artigos). Evidenciou-se que os saberes do modelo biomédico (normalidade e patologia) nas discursividades midiáticas têm enaltecido o corpo magro como “ideal”, enquanto o corpo gordo tem sido visto como doente, impondo-se culpabilidade e estigmatização.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Práticahttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/75285A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações2023-03-11T10:31:20-03:00Thiago Villa Lobos Mantovanithiagovlm@hotmail.comElisabete dos Santos Freireelisabetefreire@uol.com.brDaniel Teixeira Maldonadodanieltmaldonado@yahoo.com.brDaiana Machado dos Santosdaiana-agape@hotmail.comDiego Faria de Queirozdiegofqueiroz@outlook.comKatia Bilhar ScapinIkatia.scapini@saojudas.br<p>Faz-se necessário abordar criticamente a promoção da saúde e os elementos que impactam o processo saúde/doença no cotidiano da formação do professor de Educação Física (EF). Portanto, este estudo tem como objetivo analisar teses e dissertações produzidas sobre a formação acadêmica em EF e sua relação com a saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma revisão integrativa. O estudo encontrou seis dissertações que mostraram que apesar da percepção das universidades de que a formação acadêmica permite aos professores de EF atuar no SUS, é possível identificar a manutenção do discurso conservador e biomédico, o que afeta a compreensão, a percepção e a ação dos professores de EF em equipes multiprofissionais no contexto da Saúde Coletiva presente no SUS.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pensar a Prática