https://revistas.ufg.br/fef/issue/feed Pensar a Prática 2024-04-17T18:39:57-03:00 Revista Pensar a Prática pensarapratica@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista Pensar a Prática, baseada na perspectiva do debate plural e interdisciplinar na produção do conhecimento científico, publica artigos pertinentes ao campo acadêmico-científico da Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, em seus aspectos pedagógicos, históricos, socioculturais e filosóficos. Para mais informações, acesse <a href="https://www.revistas.ufg.br/fef/about" target="_blank" rel="noopener">Sobre a revista</a>.<br />- ISSN: 1980-6183<br />- Ano de criação: 1998<br />- Qualis: B2 (quadriênio 2017-2020)<br />- Revista vinculada à <a href="https://fefd.ufg.br/" target="_blank" rel="noopener">Faculdade de Educação Física e Dança da UFG</a>.<br />- <a href="https://www.revistas.ufg.br/fef/about/contact" target="_blank" rel="noopener">Contato</a></p> https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74934 Percepção dos alunos do ensino médio em relação a uma proposta de ensino das lutas nas aulas de Educação Física 2023-04-25T09:22:35-03:00 Gabrielly Elisa Arndt Fritschi gabrielly_mar@hotmail.com Arestides Pereira da Silva Júnior arestidesjunior2000@yahoo.com.br Daiana Machado daiana-agape@hotmail.com Gabriela Simone Harnisch agaby_@hotmail.com <p>O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio em relação às lutas enquanto unidade temática nas aulas de Educação Física. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como de natureza aplicada, do tipo descritiva, com a participação de 17 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro referente ao desenvolvimento de uma intervenção pedagógica do conteúdo de lutas, e o segundo a partir da aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que 82% dos participantes usufruíram de uma prática positiva e prazerosa e 94% dos participantes afirmaram ausência de violência. Assim, compreende-se que as lutas na escola se configuram como um mediador na transformação das apreciações de concepções pelos participantes</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77638 EXERCISE ADDICTION: A COMPARISON BETWEEN RUNNERS, CYCLISTS, SWIMMERS, AND TRIATHLETES 2023-12-15T19:05:04-03:00 Vitor Hugo Ferminano fermiano1921@gmail.com Cecília Segabinazi Peserico ceciliapeserico@gmail.com Emanuele Marie Teramoto Caposse emanuelecaposse@hotmail.com Fabiana Andrade Machado famachado_uem@hotmail.com <p>O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar a dependência ao exercício (DE) entre corredores, ciclistas, nadadores e triatletas. Participaram do estudo 39 corredores, 32 ciclistas, 30 nadadores e 38 triatletas.&nbsp; As escalas <em>Exercise Dependence Scale </em>(EDS) e <em>Exercise Addiction Inventory</em> (EAI) foram usadas para a avaliação da DE e classificaram os participantes em três categorias: em risco de DE, não dependente sintomático e não dependente assintomático. A maioria dos participantes foram classificadas como não dependentes sintomáticos para DE. O escore da EDS foi significativamente menor nos nadadores comparado aos ciclistas e triatletas e o escore total da EAI foi significantemente maior nos ciclistas comparado aos corredores. Portanto, em ambos os instrumentos, a maioria dos participantes foi não dependente sintomático para DE.</p> 2024-06-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75796 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM GINÁSTICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL: 2023-06-29T11:52:27-03:00 Daniela Bento-Soares danibsoares@hotmail.com Bruna Locci brunalocci@gmail.com Maria Gabriela Fuga Gonçalves Domingos mariagfuga@gmail.com Marco Antonio Coelho Bortoleto bortoleto@fef.unicamp.br Laurita Marconi Schiavon lauritas@unicamp.br <p>Essa pesquisa visou caracterizar os/as 31 docentes que atuam com Ginástica em 20 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Sul do Brasil, com a realização de análise documental de seus Currículos Lattes e de informações disponibilizadas pelas IES e outros documentos públicos. Foi constatada grande atuação de docentes não-especialistas, que tematizam principalmente as ginásticas competitivas em suas atuações no Ensino. As publicações sobre Ginástica parecem ser ainda incipientes, com poucas orientações de pesquisas científicas, assim como as ações extensionistas (eventos científicos e esportivos/culturais). A situação parece ser reflexo do esforço pessoal de certos/as docentes e da ainda pequena aproximação de outros/as com a área.</p> 2024-06-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75106 Da hospitalização para a prática corporal: análise qualitativa das vivências no projeto Respirar no Amazonas 2023-03-07T10:55:47-03:00 Vinícius Cunha de Souza cunhavinicius04@gmail.com Luany Silva Pontes luanysilvasp@gmail.com Ingrind da Cruz Bento ingridbento.personal@gmail.com Matheus Câmara Monteiro mcm_monteiro@hotmail.com Neibe da Silva Araújo Junior neibearaujori@gmail.com Marcelo da Silva Marques mdsmarques@uea.edu.br <p>A pandemia do coronavírus (covid-19) desencadeou uma avalanche de incessantes tentativas em busca por soluções para os diferentes desafios relacionados à saúde. Neste cenário, políticas públicas voltadas para auxiliar a população como o Projeto Respirar foram fundamentais para recuperar a funcionalidade cardiorrespiratória e física de pacientes. O objetivo deste estudo é apresentar as experiências de um grupo de ex-pacientes, e agora usuários do Projeto Respirar, desde a alta hospitalar até a alta ao final do projeto. A coleta de dados incluiua realização de dois Grupos Focais. Os usuários relataram sentir muitos medos e incertezas no início da pandemia, contudo, após o ingresso no Projeto Respirar, mudanças aconteceram nas suas percepções de saúde, em seus comportamentos e hábitos.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77110 Pensando a prática no futebol de mulheres: a parceria entre Athletico Paranaense e Foz Cataratas (2019) 2023-09-05T09:36:58-03:00 Marcela Caroline Pereira marcela.91pereira@gmail.com Edina Schimanski edinaschi@gmail.com <p>Este texto objetiva analisar as condições para atuação futebolística das mulheres jogadoras da equipe Foz Cataratas após a associação realizada com o clube Athletico Paranaense em 2019. Para tanto optou-se por um estudo de caso realizado através de observações e entrevista semiestruturada aplicadas à quatorze jogadoras e ao dirigente. As narrativas foram analisadas com base na metodologia denominada Análise de Conteúdo (Bardim, 1979). Verificou-se que as ações fomentadas pelas entidades futebolísticas impactaram positivamente ao trazer oportunidades para um número maior de mulheres, mas não garantiu melhorias nas condições de atuação das jogadoras e não remeteu a profissionalização no futebol de mulheres, especialmente para equipes com baixo capital simbólico, localizadas fora dos centros futebolísticos.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73421 O papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na perspectiva de professores atuantes no ensino superior 2023-05-13T04:28:21-03:00 Jairo Antônio Paixão jairopaixao@ufv.br Augusto Fernandes Condé augusto.conde@ufv.br Maria Teresa Sudário Rocha maria.rocha@unipaclafaiete.edu.br Yasmin Cristina Souza da Silva yasmin.souza@ufv.br <p>O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa com viés exploratório descritivo, cujo objetfoi analisar a percepção de 22 professores de Educação Física (18 homens e 04 mulheres), atuantes no magistério superior, sobre o papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil. Foi utilizada versão adaptada do Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire. A análise dos dados deu-se a partir das seguintes categorias: percepção da obesidade juvenil, papel da escola e papel da Educação Física permitiu inferir que os professores percebem a escola como um espaço potencial para a promoção de ações, como a oferta de disciplinas curriculares voltadas ao controle do peso corporal. Contudo, tanto a escola, quanto o professor e sua práxis nas aulas de Educação Física não devem restringir as intervenções de forma circunscrita ao tratamento e controle da obesidade juvenil.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76290 A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA GRANDE VITÓRIA 2023-07-10T21:37:52-03:00 Anna Gonçalves Miranda annamiranda2@hotmail.com Lígia Ribeiro e Silva Gomes ligiarsgomes@hotmail.com Felipe Quintão de Almeida fqalmeida@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Pesquisa qualitativa que tomou como proposição investigar a implementação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Como estratégia metodológica foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas com três profissionais (servidoras públicas) que atuam neste contexto: uma professora de Educação Física, uma psicóloga e uma assistente social. Foi identificado que boa parte das PIC são oferecidas na capital, deixando os outros municípios desfalcados. Sobre esses serviços, as profissionais afirmam existirem barreiras como o preconceito, a descrença e a falta de legitimidade das PIC, os quais dificultam tanto a atuação profissional, quanto a busca dos usuários por esses tratamentos.</span></p> 2024-06-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76236 RESENHA DO LIVRO “OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS” 2023-07-31T14:30:28-03:00 Leys Eduardo dos Santos Soares leyseduardo@hotmail.com Rodrigo Wanderley de Sousa-Cruz rodrigosousacruz@gmail.com 2024-06-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76178 Uma exaltação à Pedagogia da Rua: Resenha do livro “O jogo na escola: introdução à pedagogia da rua” 2023-05-18T20:57:03-03:00 Gabriel Orenga Sandoval g216386@dac.unicamp.br Alcides José Scaglia alcides.scaglia@gmail.com 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73920 A dança no processo terapêutico: trânsitos do universo de si para o autoconhecimento e libertação dos nódulos emocionais 2023-02-13T11:49:26-03:00 Alexandre Donizete Ferreira alexandreferreira@ufg.br Paty Jaia patyjaia@gmail.com <p>O ser humano é um ser que se constrói, apresenta e reverbera, no mínimo, em dois universos, que não são opostos; são complementares, e se pronunciam em relações multidirecionais, plurais e imbricadas em rizomas físicos, mentais, emocionais e espirituais. Somos seres individuais e coletivos, onde tecemos uma complexa trama relacional tanto no campo da razão quanto das emoções. No entanto, essas últimas são territórios muito, e quase sempre, negligenciados por nós. Nesse artigo, propomos trazer reflexões sobre nossos estados de desajustes emocionais e levando o olhar para a dança como potencialidades de se conhecer de forma mais verdadeira e honesta no intuito de repensarmos nosso conceito de saúde.</p> 2024-06-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76978 Equidade na promoção das práticas corporais e atividades físicas no SUS: reflexões a partir do serviço de orientação ao exercício 2023-09-13T11:33:37-03:00 Leonardo Araújo Vieira lcaramuru@gmail.com Vitor Loureiro da Silva vitorloureiro_ed.fisica@hotmail.com Emilly Martinelli Rossi emillyrossi@hotmail.com Maria Clara Grazziotti Louzada maclaragrazzi@hotmail.com Lucas Balbino Mazzini lucasmazzini16@gmail.com Fabio Fortunato Brasil de Carvalho fabiofbcarvalho@gmail.com <p>A equidade é um dos princípios constitucionais e doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como da Política Nacional de Promoção da Saúde, principal marco das Práticas Corporais e Atividades Físicas (PCAF) no referido sistema. Considerando as desigualdades sociais gerais e as iniquidades em saúde, a equidade deve ser prioritária. Assim, o trabalho, de caráter ensaístico, teve como objetivo apresentar a experiência do Serviço de Orientação ao Exercício na operacionalização deste princípio. Foram abordados aspectos relacionados ao acesso, recursos, resultados e desafios para indicar possibilidades e caminhos para a efetivação da equidade na promoção das PCAF no SUS, visando o seu fortalecimento e qualificação como sistema de saúde universal, integral e equânime.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76244 Síndrome de Burnout um risco aos profissionais de educação física: uma revisão integrativa 2023-06-27T22:20:10-03:00 Rodrigo Flávio Mercês Brandão rodrigoflavio1@hotmail.com Márcia Cibele Andrade dos Santos Ferreira marcia.andrade@mauriciodenassau.edu.br Luiz Eduardo Nunes Ferreira luiz.enferreira@gmail.com <p>Objetivou-se identificar e analisar as características da síndrome de burnout em profissionais da educação física no Brasil. Foi realizada uma revisão integrativa, entre os meses de janeiro e julho de 2022, com buscas nos BVS/ Portal Bireme, Scielo, Lilacs, e Google Acadêmico. Foram identificados 10 estudos nos últimos 20 anos. A prevalência da síndrome de Burnout foi em média de 11,55%. Os estudos associam o esgotamento profissional a sobrecarga de trabalho, pluriemprego e remuneração inadequada. Desta forma, evidenciou-se os riscos aos quais essa classe profissional é exposta, ressaltando a importância de manter condições e ambientes de trabalhos adequados. Todavia, mais estudos sobre a síndrome de Burnout em profissionais da educação física devém ser conduzidos no Brasil.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77696 A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 2023-11-02T17:41:11-03:00 Lucas Batista Rodrigues da Costa lubaroc@ufg.br Luana Zanotto luanazanotto@ufg.br <p>Esse estudo objetiva mapear e analisar a produção científica em formato de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás sobre a Educação Infantil de 1996 a 2019. Por meio do Estado da Arte, foram identificadas as produções relacionadas à Educação Infantil. A categorização dos dados é sustentada pelo quadro teórico de Bracht <em>et al.</em> (2011) nas categorias Fundamentação e Intervenção. Os resultados indicam uma proeminência de estudos que buscam fundamentação teórica nas abordagens crítico/progressistas da Educação Física, bem como da investigação acerca da prática pedagógica da área na Educação Infantil na licenciatura. Observou-se um interesse crescente nos últimos anos pelo trato investigativo do tema na graduação analisada.</p> 2024-06-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74571 Discursos midiáticos e o fenômeno da gordofobia: Teoria do Estado do Conhecimento 2023-05-13T04:53:52-03:00 JADISSON GOIS DA SILVA JADISSONSILVA92@GMAIL.COM Cristiano Mezzaroba cristiano_mezzaroba@yahoo.com.br <p>A gordofobia caracteriza-se pela discriminação e patologização do sujeito corpulento, ganhando intensidade pela veiculação midiática com discursos pautados nas ciências biomédicas que desconsideram individualidades e subjetividades. Este estudo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca desses discursos, entre 2002-2021, caracterizado como um estudo qualitativo do tipo Teoria do Estado do Conhecimento, com a busca nas bases de dados do SciELO (2 artigos); BDTD (3 dissertações e 1 tese) e OASISBR (2 artigos). Evidenciou-se que os saberes do modelo biomédico (normalidade e patologia) nas discursividades midiáticas têm enaltecido o corpo magro como “ideal”, enquanto o corpo gordo tem sido visto como doente, impondo-se culpabilidade e estigmatização.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75285 A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações 2023-03-11T10:31:20-03:00 Thiago Villa Lobos Mantovani thiagovlm@hotmail.com Elisabete dos Santos Freire elisabetefreire@uol.com.br Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br Daiana Machado dos Santos daiana-agape@hotmail.com Diego Faria de Queiroz diegofqueiroz@outlook.com Katia Bilhar ScapinI katia.scapini@saojudas.br <p>Faz-se necessário abordar criticamente a promoção da saúde e os elementos que impactam o processo saúde/doença no cotidiano da formação do professor de Educação Física (EF). Portanto, este estudo tem como objetivo analisar teses e dissertações produzidas sobre a formação acadêmica em EF e sua relação com a saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma revisão integrativa. O estudo encontrou seis dissertações que mostraram que apesar da percepção das universidades de que a formação acadêmica permite aos professores de EF atuar no SUS, é possível identificar a manutenção do discurso conservador e biomédico, o que afeta a compreensão, a percepção e a ação dos professores de EF em equipes multiprofissionais no contexto da Saúde Coletiva presente no SUS.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pensar a Prática