INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM ATLETAS DE ESPORTES ESTÉTICOS: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.37389Palavras-chave:
Imagem Corporal. Comportamento Alimentar. Transtornos da Alimentação. Adolescente.Resumo
O objetivo foi analisar a produção científica sobre insatisfação corporal e comportamentos de risco para transtornos alimentares em adolescentes atletas de esportes estéticos. Foram analisados 45 estudos publicados entre 2008 e 2015. No Brasil, foram identificadas prevalências semelhantes de insatisfação corporal e comportamento de risco para transtorno alimentar em atletas, possivelmente pela utilização dos mesmos instrumentos de avaliação. Internacionalmente, identificou-se maior variedade de instrumentos avaliativos, o que repercutiu nas diferenças das prevalências desses comportamentos. São incentivados estudos brasileiros que utilizem métodos longitudinais e com grupo controleDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).