A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CRICIÚMA-SC

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Jessica Serafim Frasson Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila da Rosa Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisandro Schutz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.33882

Palavras-chave:

Organização Escolar, Trabalho Docente, Professor de Educação Física Iniciante.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como a organização escolar, articulada ao trabalho docente, influencia a prática educativa e as condições de trabalho dos professores de Educação Física iniciantes. Investigamos a prática educativa e as condições de trabalho de seis professores de Educação Física iniciantes que atuam em escolas municipais. O instrumento escolhido foi uma entrevista semiestruturada. Compreendemos que a organização escolar possui papel fundamental no contexto escolar quando articulada ao trabalho docente proporcionando a socialização entre os pares, e que as condições de trabalho oferecidas aos professores podem influenciar no tanto no desinvestimento como no processo de descoberta na docência.

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Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor de Educação Física. Especialista em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano/UFSM. Mestre em Educação/UFSM. Doutor em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Professor do curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Jessica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Camila da Rosa Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisandro Schutz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor do curso de Graduação e pós-graduação da ESEF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria; Professor de Graduação e pós-graduação do CEFD da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; FRASSON, J. S.; MEDEIROS, C. da R.; WITTIZORECKI, E. S.; KRUG, H. N. A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CRICIÚMA-SC. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.33882. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33882. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais