JOGOS OLÍMPICOS EM REVISTA: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS (1968-1996)

Autores

  • Doiara Silva dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares
  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade do Estado da Bahia
  • Guilherme Ferreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.32262

Palavras-chave:

Esporte, Mídia, Jogos Olímpicos.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar narrativas midiáticas sobre a temática Olímpica a partir de reportagens da Revista Veja de 1968 a 1996. Para tanto, utilizou-se como técnica a análise de conteúdo. Os seguintes eixos temáticos foram identificados e discutidos a partir das narrativas:1) "ser olímpico" - referindo-se ao sentido da participação "amadora" dos brasileiros; 2) o clamor por atletas competitivos - corresponde à cobrança por uma melhor organização e resultados esportivos; 3) de "indigentes" a heróis olímpicos - narrativas que apontam a mudança de papel na participação dos brasileiros, enfatizando os bons resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares

Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares. Licenciada plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-BA (2007). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011). Doutoranda em Educação Física (2012-2016)- University of Western Ontario, London, Canadá. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Representação Social e Mídia (GERSOM), UESC/BA; Líder do Grupo de Estudos Sociopedagógicos da Educação Física (GESEF, UNEB). Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (ARETE) UFES. Temas de interesse: Educação Física, identidade, comunicação, mídia, sociologia do esporte, Estudos Olímpicos, Metodologias de Pesquisa em Mídia.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235066Y1

Ana Gabriela Alves Medeiros, Universidade do Estado da Bahia

Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XII). Licenciada plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte (GPEFE/UESC). Professora do Centro Universitário Claretiano - polo: Vitória da Conquista.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253991P1

Guilherme Ferreira Santos

Atualmente é servidor público federal com cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Uruaçu, trabalhando nos cursos Técnicos Integrais e Integrados ao Ensino Médio (Química, Informática e Edificações). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). É mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atuou como pesquisador nas áreas de Educação Infantil (2005-2006) e Esporte e Mídia (2008). Atuou como professor de nível superior para os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO - Universidade Luterana do Brasil, onde ministrou as seguintes disciplinas: Aprendizagem Motora; Educação Física Infantil; Estágio Curricular Supervisionado; Desenvolvimento Motor; Movimento e Aprendizagem; Deontologia, Legislação e Ética Profissional; Gestão Esportiva; Ritmo e Expressão Corporal; Fundamentos da Ginástica e; Estágio em Educação Física I e II. Também desenvolve pesquisa na área de Estudos Olímpicos, Sociologia do Esporte e continua trabalhando com a temática Esporte e Mídia, dentro de uma ótica Linguística-discursiva.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229114U4


Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

SANTOS, D. S. dos; MEDEIROS, A. G. A.; SANTOS, G. F. JOGOS OLÍMPICOS EM REVISTA: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS (1968-1996). Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.32262. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32262. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais